Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 19 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Sustentabilidade

Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

19 Nov 2024 - 08h55Por Alexandre Carvalho Gonzaga

A engenheira agrônoma Larissa Pereira Ribeiro Teodoro participa de uma pesquisa inédita financiada pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e que revela a contribuição que florestas plantadas de eucalipto podem dar para que Mato Grosso do Sul alcance a meta de ser carbono neutro até 2030. O estudo também confirma que a diversidade microbiológica do solo não é afetada pela cultura.

 

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.

 

"Após dois anos de estudo, novamente se comprovou que a cultura de eucalipto emitiu menos CO2, quando comparado aos outros usos também avaliados e de forma similar à mata nativa. Isto é um resultado muito importante quando a gente pensa em termos de estratégias econômicas, que aliam economia e sustentabilidade para o Estado", avalia a pesquisadora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no campus Chapadão do Sul.

 

Outra informação importante indicada pelo estudo que a doutora em Genética e Melhoramento participa diz respeito à diversidade microbiológica do solo.

"Muitos defendem que culturas agrícolas podem afetar e diminuir a diversidade microbiológica do solo. O que seria algo extremamente maléfico para o meio ambiente, até porque os microrganismos fazem parte de todo esse balanço de carbono. Porém, foi observado [na cultura de eucaliptos] que a diversidade é muito similar a áreas que nunca sofreram antropização como a uma mata nativa. Ou seja, sem ação humana sobre a natureza".

 

A pesquisadora ainda enfatiza a importância da preservação de áreas nativas.

 

"A vegetação nativa é de extrema relevância para a biodiversidade e também para alcançarmos as metas de neutralidade de carbono. Nossos resultados visam contribuir para criar estratégias mais sustentáveis dentro do setor agropecuário e florestal, substituindo sistemas de produção com maior emissão de carbono, como pastagens degradadas, ou aumentar as áreas em sistemas de integração pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta. Todos caminhos promissores".

O projeto

 

O projeto, financiado pela Fundect é liderado pelos professores Paulo Teodoro, da UFMS, e Carlos Antonio Silva Junior, da Unemat/Sinop (Universidade do Estado de Mato Grosso).

 

Muito elogiado por especialistas, o estudo foi publicado no periódico Journal of Cleaner Production, que é publicada pela editora holandesa Elsevier, especializada em conteúdo científico e sustentável, técnico e médico. O artigo científico na revista projetou Mato Grosso do Sul como sendo pioneiro em elaboração de estratégias de mitigação de gases de efeito estufa.

Recentemente, Larissa Ribeiro recebeu um prêmio Fundação Bunge, considerado um dos mais prestigiados reconhecimentos de mérito científico do Brasil na área de agropecuária. Ela venceu na categoria Juventude. A premiação foi conquistada pelo trabalho da pesquisadora em diversos projetos, incluindo o intitulado 'Predição do fluxo de CO2 e desempenho fisiológico de soja utilizando aprendizagem de máquina e sensor hiperespectral', desenvolvido com o apoio da Fundect.

Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS

Fotos: Divulgação 

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Estratégias para comunicação pública e legislação digital são temas do Fórum Nacional de Comunicação
Campo Grande recebe o 25º Encontro do Proler com discussões sobre literatura e inteligência art
Clima
Previsão do tempo para está quarta-feira 06/11 em Fátima do Sul
Fotos: Divulgação/MSGÁS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado firma parcerias e ônibus movido 100% a GNV começa a ser testado em MS
Marketing B2B
Descubra o que considerar ao planejar uma estratégia de marketing no WhatsApp

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL - ACIDENTE FATAL
Trágico acidente envolve duas motocicletas em Fátima do Sul
Capitão BM Douglas, o Sargento BM Napoleão, o Sargento BM Yamakawa e o Soldado BM DaniloAfogamento
Mulher encontrada sem vida no Rio Dourados em Fátima do Sul é identificada
Edvandro Gil Braz foi assassinado em Douradina  Foto: Redes Sociais/ ReproduçãoPolicial
Médico é assassinado a facadas dentro de posto de saúde em Douradina
Sueli foi morta a paulada e facadas, denunciam familiares. Redes SociaisFEMINICÍDIO
FEMINICÍDIO: Homem assassina ex-companheira com paulada e facadas
Encontro dos CAWBOYS
Fátima do Sul no pódio: Júlio César Macário brilha no Rodeio por Equipes em Naviraí