Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 3 de fevereiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO DETRAN/MS

Detran-MS facilita a vida do cidadão com a transferência digital de veículos

3 Fev 2025 - 14h00Por Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) lançou mais um serviço inovador que vai levar mais comodidade, economia e agilidade nos processos de compra e venda de veículos usados aos cidadãos de Mato Grosso do Sul, é a Transferência Digital.

Agora a transferência de veículos pode ser feita sem a presença nas agências e cartórios. O processo se inicia pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) onde o vendedor declara a venda digital com os dados do comprador. E a partir daí o comprador é notificado e segue com o processo.

Como é o processo?

Ao abrir o aplicativo CDT, o vendedor clica na opção 'Veículos', em seguida escolhe o veículo que vai ser vendido, no caso de ter mais de um, em seguida clicar na opção 'Transferência'. 

Caso o veículo esteja apto a transferência digital, os dados serão verificados e o processo pode seguir. Caso o veículo tenha alguma restrição para a operação, como alienação fiduciária dentre outros, será informado na tela e a transferência não poderá ser feita digitalmente.

Com o veículo apto, o vendedor insere os dados do comprador, os dados da venda (valor de venda do veículo), revisa os dados e envia. Imediatamente o comprador receberá notificação, pelo aplicativo CDT dele, para que ele aceite a negociação. Feita essa etapa, acaba o papel do vendedor na transferência digital.

A partir de então todo e qualquer procedimento é feito pelo comprador, a primeira coisa que ele precisa fazer é a vistoria do veículo no Detran-MS ou em qualquer vistoriadora credenciada e verificar se há algum débito de multa no veículo. Caso haja multas ou débitos, é preciso regularizar para seguir o processo.

O comprador acessa o portal www.meudetran.ms.gov.br clica na aba de 'Serviços' e depois na aba 'Transferência Digital'. Para a segurança deste serviço o usuário precisará estar logado com seu login e senha. Caso o comprador não tenha, o sistema pedirá a criação do cadastro.

Uma vez dentro do serviço, ele insere os dados como a placa do veículo, Renavam, ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo) e o código de segurança. Todas essas informações o comprador vai encontrar no seu aplicativo CDT.

Após confirmar os dados, o comprador insere o endereço de e-mail correto, que é onde vai chegar o protocolo para finalização de todo o processo.

Com o protocolo em mãos, o comprador volta ao portal 'Meu Detran' para validar, confirmar e emitir a guia para pagamento da transferência. 

Confirmado o pagamento da guia pelo Detran-MS, o processo é finalizado e o cliente vai receber em seu e-mail um informativo que o documento completo já está disponível para download, que fica disponível por 30 dias. E o documento digital simplificado, que o condutor precisa portar ao conduzir o veículo, já estará disponível no aplicativo CDT.

O empresário Julio César Maranho Gomes já fez a transferência do veículo pelo sistema e aprovou a agilidade. Para ele, "o sistema em si ele é muito prático e rápido, além de ser extremamente confiável. Me gerou muita economia de tempo, e isso pra mim é o principal hoje em dia, além de gerar uma economia financeira também".

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, é mais um serviço que o Governo do Estado e o Detran-MS trás para facilitar a vida e desonerar o cidadão.

"A transferência digital vem complementar todo um rol de serviços que o Detran-MS e o Governo do Estado têm buscado para melhorar a vida do cidadão. É a desburocratização e a redução de custos. Com a transferência digital o cidadão não vai precisar mais ir nem ao cartório e nem ao Detran, o único processo que ele vai precisar sair de casa é para fazer a vistoria. Então isso cria uma facilidade enorme para a comercialização de veículos com mais rapidez e mais segurança. E ainda teremos mais tecnologias agregadas para reconhecimento facial e verificação da autenticidade do vendedor e do comprador. Vamos continuar nesse caminho de facilitar a vida trazendo a digitalização para a prática no estado de Mato Grosso do Sul".

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Fotos: Gerada por IA e Rachid Waqued

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Educação
Edital com distribuição de vagas ampliadas em concurso para professores já está disponível
Fundect investe em 61 eventos para alavancar área de Ciência, Tecnologia e Inovação em MS
Galaxy Pocket Plus
Galaxy Pocket Plus: Recursos e tudo o que você precisa saber
Agro
Reviva os melhores momentos do 2° Dia do Amendoim no Mato Grosso do Sul veja as 6 galerias de fotos
Motoristas de aplicativo terão que renovar a CNH? Entenda - Imagem Reprodução CNH
Motoristas de aplicativo terão que renovar a CNH? Entenda

Mais Lidas

Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento
Plantão
Agora: Ciclista se joga embaixo de carreta e morre em acidente
FOTOS: BCN NOTÍCIAS TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Médico renomado morre em trágico acidente e causa grande comoção nas redes sociais
Plantão
Tragédia em Caarapó: Homem atira em ex-mulher, ateia fogo em loja e comete suicídio
CRIME - FOTO: CAMPO GRANDE NEWSCRIME
CRIME: Jovem de 22 anos é executado em tabacaria com 30 tiros de pistola 9 mm