Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 2 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Tecnologia

Campo Grande recebe o 25º Encontro do Proler com discussões sobre literatura e inteligência art

7 Nov 2024 - 13h12Por Lucas Castro / Agência de Notícias MS

O tradicional Encontro do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) chega à 25ª edição, trazendo uma temática atual: “Literatura, leitura e escrita em tempos de inteligência artificial”. O evento será realizado de 19 a 30 de novembro, em Campo Grande, e oferece uma série de atividades gratuitas para o público interessado em leitura e literatura. 

Com o objetivo de fomentar a formação de leitores e promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre o livro, a leitura e a literatura, o Proler contará com programação diversa na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim e no MIS (Museu da Imagem e do Som), incluindo palestras, oficinas, rodas de conversa e lançamentos de livros

Nesta edição, o Encontro abordará como as novas tecnologias impactam o ato de ler e escrever, promovendo uma reflexão sobre o papel das ferramentas digitais na construção do conhecimento. Organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas, o Proler atrai profissionais de diversas áreas, como professores, acadêmicos, bibliotecários, escritores e gestores públicos, além de todos os interessados em literatura.

A coordenadora do comitê Proler em Mato Grosso do Sul, Melly Sena, ressalta a importância de incluir essa discussão tecnológica no contexto do Programa. Segundo ela, o tema visa formar leitores mais críticos e conscientes, capacitando-os para as transformações tecnológicas que marcam o cenário literário atual. 

“Discutir a inteligência artificial dentro do Proler, com essa temática desse ano, é pensar a formação de leitores críticos e conscientes dessas transformações tecnológicas, capazes de navegar nesse novo cenário literário digital. Também é uma oportunidade para refletirmos sobre a própria questão da autoria, considerando a dualidade entre o autor físico e aquele que utiliza essas novas tecnologias. E, enquanto formadores de leitores, é essencial que estejamos preparados para mediar e orientar essas discussões de maneira enriquecedora”, afirma Melly Sena.

A programação inclui palestras com nomes relevantes, como a escritora Amanda Justino e o pesquisador Pablo Cavalcante, que abordarão temas como o papel da IA na literatura e as novas dinâmicas entre livros físicos e digitais. O evento também oferece oficinas práticas de introdução à audiodescrição, escrita criativa e aldravia, um estilo poético minimalista. 

 

 

Lucas Castro, Comunicação Setesc

Foto: arquivo/FCMS

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Pedir a CNH definitiva no Detran de Mato Grosso do Sul é rápido e descomplicado
Fotos: Bruno Rezende/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS amplia conectividade com pontos de Wi-Fi gratuito na MS-040, confira os pontos
Governo monitora qualidade do ar para garantir a saúde da população de Mato Grosso do Sul
IMPOSTO DE RENDA - FOTO:  Joédson Alves/Agência Brasil IRPF 2025
Programa para fazer declaração do IRPF 2025 está disponível, veja com baixar e quem deve declarar
Cenário econômico em MS promove profissões do futuro e expande oferta de cursos técnicos e profissio

Mais Lidas

VICENTINA - INAUGURAÇÃO
Vicentina vai inaugurar o novo centro de apoio nesta quarta-feira, no Dia do Autismo
FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da guerreira Sandra, esposa do Nei do antigo mercado peg pag
Reprodução/A Gazeta NewsPolicial
Enteado mata padrasto com facão, mãe tentou impedir
Mato Grosso do Sul
Motociclista morreu após ser arremessado contra caminhonete estacionada e bater cabeça
FOTO: RIO BRILHANTE EM TEMPO REALCRIME
CRIME: Jovem é morto dentro de casa com tiro na cabeça enquanto fazia mudança