Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Agems facilita viagem segura nas férias com fiscalização, tecnologia e informações ao passageiro

11 Jul 2024 - 09h01Por Gizele Oliveira, Comunicação Governo de MS

O mês de julho chegou e, por conta das férias escolares, muitas famílias programam viagens para esse período. Se o passeio vai ser feito de ônibus entre cidades de Mato Grosso do Sul, é importante tomar uma série de cuidados para garantir uma viagem segura e aproveitar as ferramentas que a Agência Estadual de Regulação (Agems) disponibiliza.

A Agência alerta para a importância de utilizar o transporte legalizado, conferir a disponibilidade de horários, comprar o bilhete com tranquilidade e saber de seus direitos como usuário.

"O transporte intermunicipal mais seguro para viajar é aquele sujeito às rigorosas inspeções e manutenções, conduzido por motoristas habilitados e qualificados, e obedecendo os critérios determinados. E o passageiro pode contribuir para que a viagem saia com o conforto e a segurança que ele espera. Com informação, com os cuidados necessários", orienta a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez. "E em caso de qualquer problema, temos os nossos canais de Ouvidoria para tirar dúvidas, fazer denúncia ou reclamação".

Inovação

A inovação promovida pela Agems trouxe agora para a mão do passageiro o aplicativo MS Trip, que facilita o planejamento da viagem. A ferramenta reúne todos os operadores legalizados, e o usuário pode pesquisar horários, linhas e até mesmo acessar links para páginas de venda de bilhete de algumas empresas, quando esse serviço on line está disponível.

Com informação, planejamento e contando com a tecnologia, a viagem das férias fica mais prática e segura. Confira as principais dicas da Agems: 

  • Bilhete - Só adquira o bilhete em pontos oficiais de venda e somente com empresas cadastradas. A compra deve ser feita em pontos autorizados e em links oficiais. A emissão do Bilhete de Passagem Eletrônico é obrigatória e é um direito do passageiro ter em mãos esse
  • Segurança – Antes do veículo partir, afivele o cinto de segurança. Muitos passageiros não têm no transporte público o mesmo cuidado que têm nas viagens de automóvel. Mas o risco de ferimentos ou até de morte em acidente com vans e ônibus é o mesmo que nos carros de passeio
  • Todos sentados - Apenas em viagens com característica urbana, que utilizam ônibus modelo urbano (como Ladário/Corumbá, Jardim/Guia Lopes da Laguna, ou Aquidauana/Anastácio) é permitido viajar passageiro em pé. Nas linhas com distância maior, todos devem estar sentados
  • Viagem em fretamento - Para viajar com uma empresa de fretamento turístico, o passageiro também conta com transportadores credenciados pela AGEMS. Nesse caso, não pode ser comprado bilhete avulso, porque o serviço é um pacote fechado para um grupo

Fiscalização

O trabalho da Agems é permanente para verificar se transportadores legais estão cumprindo as normas e para coibir ação clandestina. Em épocas de maior movimentação, essa ação é fortalecida.

"Neste período de férias, as operações são intensificadas nas fiscalizações permanentes e nas ações volantes para garantir um transporte seguro aos nossos usuários", informa a coordenadora da Câmara Técnica de Fiscalização, Aline Melo.

Para informações, reclamações ou denúncias, o passageiro conta com os canais da Ouvidoria da Agems:

Gizele Oliveira, Comunicação Governo de MS
Foto: Arquivo

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Detran-MS é o primeiro do Brasil a assinar acordo com a Estônia para avanço digital
Educação
Transformações literárias na era da inteligência artificial são destaque na abertura do 25º pro
Conexão Estônia x MS: especialistas europeus compartilham experiências em transformação digital
Pesquisadora local conduziu estudo, financiado pela Fundect, que aponta para tal situação Sustentabilidade
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
Estratégias para comunicação pública e legislação digital são temas do Fórum Nacional de Comunicação

Mais Lidas

Policial
Homem desaparece no Rio Dourados ao salvar criança em princípio de afogamento
FOTO: REDES SOCIAISDESAPARECEU
Família procura cabo do Exército desaparecido há 11 dias
Reprodução/FacebookFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Morte de estudante comove moradores e Escolas divulgam Nota de Pesar em Fátima do Sul
Imagem ilustrativa / Silas LimaPolicial
Mãe tentou ressuscitar filha de 10 anos encontrada morta
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Gilmar de Souza Gonçalves, Paz Oliveira informa sobre velório e sepultamento