Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 22 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CORONAVÍRUS NO MS

Prosseguir aponta regressão de 23 cidades para grau de risco extremo do coronavírus

MS volta a registrar municípios em grau de risco extremo, revela dados do Prosseguir

6 Dez 2020 - 11h40Por SUBCOM

O Governo de Mato Grosso do Sul atualizou o grau de risco dos 79 municípios - referentes à 48ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) e enviou as recomendações válidas até 19 de dezembro aos prefeitos. Com relação à semana anterior (47ª), os indicadores  apontam que 23 cidades pioraram seu grau de risco, 44 permaneceram na mesma faixa e 23 regrediram.  

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, o retorno de municípios para a bandeira cinza - como no início da pandemia, é consequência do crescimento da doença no estado e requer uma atuação enérgica dos gestores municipais sobre as recomendações: "Estamos nos esforçando para estruturar o sistema de Saúde e orientar os prefeitos sobre as medidas necessárias para melhora desses indicadores. Não podemos relaxar, especialmente agora -  próximo às férias e festas de fim de ano, período em que o número de casos tende a aumentar", alertou. 

Mapa Situacional

O mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados), referente à 48ª Semana Epidemiológica (de 22 a 28/11), apresenta 13 municípios na faixa de risco tolerável (amarela), 44 municípios no grau médio (bandeira laranja), 22 no grau de risco alto (bandeira vermelha) e dois na faixa de risco extremo (bandeira cinza): Dois Irmãos do Buriti e Naviraí.

Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos.

Os mapas situacionais atualizadosrecomendações para os municípios e a distribuição das atividades econômicas por faixa de risco, estão disponíveis no site www.coronavirus.ms.gov.br (link prosseguir).

Sobre o Prosseguir – Programa do Governo Estadual que classifica os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), traz recomendações de medidas no âmbito da Saúde Pública, de Serviços Públicos e do Social a fim de nortear agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

Metodologia do Programa

Periodicidade – A cada duas semanas são enviados relatórios com recomendações para todos os municípios, baseadas nos dados do fim da semana (último sábado), obtidos pelo cruzamento dos indicadores de Vigilância Epidemiológica, Saúde e Impacto Econômico.

Alimentação dos Dados - A atualização dos dados que compõem os indicadores é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde de cada município, de forma que o atraso ou o não fornecimento das informações compromete a avaliação situacional do município.

Mudança de Bandeiras - Seguindo as recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), embora o monitoramento dos dados seja diário, com reunião semanal de análise, os municípios só podem mudar de cor (faixa) após 14 dias - mesmo que os dados diários indiquem a mudança de situação. Quando a mudança de situação for para melhor, a metodologia prevê que não se pode ‘pular’ faixas (por exemplo, mudar diretamente da faixa laranja para a verde sem passar pela amarela). Já quando a mudança de situação for para pior, permite-se ‘pular’ bandeiras (sair da amarela e ir diretamente para a vermelha, por exemplo), devido à urgência na adoção de medidas.

Classificação de Risco das Atividades Econômicas - A Classificação de Risco das Atividades Econômicas (em baixo, médio e alto) também pode ser alterada a qualquer momento pelo Comitê Gestor, pautada em justificativa técnica com foco na melhoria dos resultados da matriz de risco (conforme artigo 10 do Decreto nº 15.462 de 25/06/2020).

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

FOTOS: JORNAL DA NOVA MOTORISTA IDENTIFICADO
Identificado o motorista que morreu carbonizado após colisão com carreta
FATALIDADE
Mulher morre atingida por raio durante tempestade em MS
Maickon Ramos, dono da Cantina Mato Grosso, morre de infarto aos 36 anos / Redes Sociais LUTO
Morre o empresário dono da Cantina Mato Grosso que foi fundada pelos pais há 39 anos em MS
Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Edital destina R$ 1,5 milhão para projetos de cultura popular em MS, veja o EDITAL
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - SAÚDE DE QUALIDADE
Saúde levada a sério: Em Jateí, final de gestão é marcada por entrega de novos equipamentos

Mais Lidas

Maickon Ramos, dono da Cantina Mato Grosso, morre de infarto aos 36 anos / Redes SociaisLUTO
Morre o empresário dono da Cantina Mato Grosso que foi fundada pelos pais há 39 anos em MS
FOTOS: JORNAL DA NOVAMOTORISTA IDENTIFICADO
Identificado o motorista que morreu carbonizado após colisão com carreta
Foto: Chapadense NewsCASCAVEL GIGANTE
Cascavel gigante é encontrada em cidade de MS e chama atenção
FATALIDADE
Mulher morre atingida por raio durante tempestade em MS
DEODÁPOLIS - MSCONCURSO PÚBLICO
Prefeitura de Deodápolis lança seleção para área da educação com salários de até R$ 3,4 mil