O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das Secretarias de Estado da Cidadania e da Educação, em parceria com a Insted, realiza o Seminário MS Acessível: O TEA na Escola que Acolhe, neste sábado (5), em Campo Grande.
Com nomes que são referência em estratégias pedagógicas práticas que favoreçam a inclusão e o bem-estar dos estudantes, o objetivo do seminário é capacitar profissionais da educação da rede estadual e municipal, além de familiares, proporcionando ferramentas para lidar de forma segura e eficaz com o comportamento de alunos autistas em sala de aula.
Rafael Augusto Silva é quem ministra a palestra “O manejo seguro do comportamento agressivo dos alunos com TEA nas Escolas e nas famílias”.
Na programação, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre intervenções e apoios interdisciplinares fundamentais para criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo com os palestrantes Rafael Augusto Silva e Rosália Cavalcanti.
“Este seminário é uma oportunidade para que educadores e familiares se unam em prol do desenvolvimento e da inclusão de alunos com TEA, contribuindo para uma educação mais justa e acessível a todos”, ressalta a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.
Programação
O seminário inicia com a palestra “Estratégias Técnicas para uso em sala de aula”, que será ministrada pela especialista em Educação e Reeducação Psicomotora, Rosália Cavalcanti. Além da formação, Rosália é mãe de um jovem autista de 18 anos que evoluiu do nível 3 para nível 1 de suporte, tem experiência profissional de 25 anos em sala de aula, e é mentora de 1.500 famílias.
Rosália Cavalcanti é especialista, mãe de um jovem com autismo e vai falar sobre "Estratégias Técnicas para uso em sala de aula”.
A segunda palestra vai trabalhar o tema “O manejo seguro do comportamento dos alunos com TEA”, com o doutor e mestre em Psicologia Experimental, Rafael Augusto Silva, que também é professor na pós-graduação em ABA do IEPSIS e consultor de clínicas e equipes profissionais em todo o País.
Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Malu Fernandes, afirma que um dos caminhos para a inclusão é por meio do conhecimento.
“A formação continuada para os profissionais da educação, da saúde, da assistência social é o que levará ao desenvolvimento das pessoas com autismo e à tranquilidade das famílias que precisam ter conhecimento das estratégias e possibilidades de evolução dos filhos através desses profissionais. E esse é o caminho para que possamos alcançar a inclusão de todas as pessoas”, destaca.
O Seminário será realizado neste sábado (5), no auditório da faculdade que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 845, em Campo Grande.
O evento é gratuito, mas é necessária a inscrição que pode ser feita pelo link.
Agenda
8h às 8:30h – Credenciamento
8h30 às 9h – Abertura
9h às 12h – “Estratégias Técnicas para uso em sala de aula” – por Rosália Cavalcanti
12h às 13h – Intervalo
13h às 16h – “O manejo seguro do comportamento agressivo dos alunos com TEA nas Escolas e nas famílias” - por Rafael Augusto Silva.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Foto de capa: Matheus Carvalho/SEC
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Saúde de MS aplica 360 doses no 1º dia de 'Drive-thru de Vacinação' contra Influenza

Com tristeza Fátima do Sul se despede do Ademilson, filho do saudoso Luiz Pinguim

Caninana é resgatada 'buscando atendimento' em UPA Coronel Antonino

Programa 'Remédio em Casa' faz quase 500 entregas diárias em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei quer amparar mães que cuidam sozinhas dos filhos atípicos em MS
Mais Lidas

Morte da querida Geise deixa tristeza e comoção em Deodápolis

Casal de adolescentes desaparecidos é encontrado morto em área rural

Prefeitura intensifica trabalhos de limpeza de terrenos em diversos bairros em Vicentina

Enteado mata padrasto com facão, mãe tentou impedir
