A segurança do paciente foi o tema abordado pelo HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) durante o Acolhe Saúde 2025. A instituição compartilhou experiências e soluções inovadoras que estão reduzindo custos e melhorando a qualidade do atendimento, destacando a importância da prevenção e do monitoramento para evitar complicações e garantir um cuidado mais eficiente e seguro aos pacientes.
Segundo a diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS, Roberta Higa, pequenas medidas podem ter impactos significativos na recuperação dos pacientes e na eficiência dos serviços. “Um paciente com gastroenterite que poderia ter alta no dia seguinte, mas sofre uma queda e fratura o fêmur, acaba ficando internado por semanas. Isso não só afeta o paciente, mas gera uma cadeia de impactos que inclui afastamento prolongado do trabalho e aumento dos custos hospitalares”, destacou, durante a apresentação.
O HRMS tem investido em estratégias de monitoramento de riscos, como a identificação de pacientes com lesões de pele através de sinalizadores visuais e curativos adequados. “Precisamos garantir que os pacientes em situação de risco, como os internados em CTI, tenham a devida atenção para evitar complicações, como lesão por pressão. Essas lesões podem prolongar a internação por meses, onerando os recursos e comprometendo a recuperação”, explicou Higa.
Uma das inovações desenvolvidas pela equipe do hospital é um sistema de curativos de baixo custo. “Enquanto um kit convencional custa cerca de R$ 5 a R$ 6 mil, nossa solução permite reduzir o custo para R$ 180, mantendo a eficácia na recuperação do paciente e reduzindo o tempo de internação de seis para apenas duas semanas”, ressaltou.
No bate-papo com gestores municipais, a médica falou sobre a importância da integração entre governança, gestão de processos e comunicação entre os diferentes níveis do sistema de saúde. “Nosso foco não pode se afastar do paciente. Precisamos garantir que a segurança esteja na mente de todos os gestores do estado, pois a qualidade do atendimento está em nossas mãos”, concluiu Higa.
A apresentação das práticas do HRMS aconteceu junto com a do Negesp (Núcleo Estadual de Gestão e Estratégica em Segurança do Paciente de Mato Grosso do Sul), da SES (Secretaria de Estado de Saúde), implantado neste mês e coordenado pela médica Eduarda Tebet.
Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Deodápolis se despede de Francisco e Vagner, informa a Pax Oliveira

Presidente Gerson Claro inaugura novo refeitório da ALEMS na próxima terça-feira

Vereador morre na Santa Casa dias após sofrer acidente, esposa dele segue em estado grave na UTI

Após êxito em internação, Fátima do Sul se une para solicitar atendimento para idosa

Sono e emagrecimento, FarmaVida explica como a privação do sono afeta o peso, confira
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Vereador morre na Santa Casa dias após sofrer acidente, esposa dele segue em estado grave na UTI
