Há três anos, um grupo de mulheres em Campo Grande tem se unido para enfrentar juntas a batalha contra o câncer de mama. Criado em 2021 por Vera Lu, paciente em tratamento, o grupo 'As Vencedoras' já reúne 70 mulheres que se apoiam, trocam experiências e promovem ações de solidariedade e conscientização.
Vera Lu conheceu outras pacientes durante o tratamento da doença no hospital e, ao compartilharem histórias e dificuldades entre si, as pacientes foram formando uma rede de apoio. Uma das integrantes é Lidiane Aparecida da Silva, diagnosticada com câncer de mama no início de 2022.
Após o diagnóstico, ela encontrou, no grupo, um suporte emocional importante. "Quando descobri a doença, senti muito medo, mas fui conhecendo as histórias de outras mulheres e me inspirei na força delas. Hoje, estou há 3 anos apenas com bloqueio hormonal e sem metástase", conta.
O grupo realiza diversas atividades para apoiar as pacientes, desde a doação de cestas básicas até a organização de transportes para quem não tem como ir ao hospital. "Ajudamos como podemos", explica Lidiane.
Além do apoio emocional, o grupo promove encontros mensais para conversas, oficinas e atividades que ajudam a aliviar os efeitos do tratamento. "O tratamento não termina quando acaba. Muitas de nós ainda temos dores e sequelas, por isso, esses encontros são essenciais".
Entre as ações do grupo, estão arrecadação de alimentos e itens de higiene, distribuição de faixas e bonés para hospitais com pacientes jovens e crianças com câncer, e projetos de conscientização. "Temos um tripé para a cura: fé, tratamento e positividade", acrescenta ela.
'As Vencedoras' também atuam na conscientização sobre o câncer de mama. No início deste mês de outubro, que atenta para a conscientização da doença, elas organizaram uma blitz educativa para informar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.
Durante a ação, elas distribuíram mimos e material informativo. "É nosso jeito de levar esperança e incentivar o cuidado com a saúde", comenta Lidiane.
O grupo conta com o apoio da comunidade e mantém um ponto de arrecadação na loja Empório Vida Leve, na Rua Spipe Calarge, esquina com a Rua Quintino Bocaiuva, 385. Doações em dinheiro também podem ser feitas via Pix, em nome de Vera Lu: (67) 9 9191-0732.
Para Lidiane, a união é a chave para superar as dificuldades. "Costumo dizer que somos uma constelação. Precisamos umas das outras para iluminar. Um pouco de nós se torna muito", conclui.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar