O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, iniciou a organização do esquema de vacinação contra COVID-19 da população de Mato Grosso do Sul. O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explica que será montada uma verdadeira “operação de guerra” para levar a vacina a todos os cantos do Estado. “Vamos vacinar a população em tempo recorde. Estamos nos preparando para que assim que recebermos as primeiras doses já iniciarmos a imunização contra o COVID-19, distribuindo as doses utilizando caminhões, aviões e barcos”, disse.
A estratégia de vacinação será uma força tarefa utilizando os profissionais de saúde e forças de segurança do Estado para otimizar a distribuição e aplicação da vacina, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul. O diretor de Saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, explica que será montada uma estratégia inédita utilizando toda estrutura a disposição. “Com a ajuda das forças de segurança vamos entregar as vacinas para os municípios de forma mais rápida, realizando uma estratégia de imunização nunca vista em mato Grosso do Sul”, disse.
A diretora-geral de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, explica que o Estado possui experiência na realização de campanhas de imunização. “Temos um quantitativo satisfatório de profissionais capacitados para aplicação de imunobiologicos no Estado e municípios, no caso enfermeiros e técnicos de enfermagem estes responsáveis e tecnicamente e legalmente”, destacou.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Gislaine Coelho Brandão, afirmou que está sendo construído o planejamento para que a vacinação inicie no mesmo dia nos 79 municípios do Estado. “Todos os municípios vão receber a vacina no mesmo dia. A vacina chegando no Estado já será distribuída aos municípios”, completou.
Mato Grosso do Sul possui são 597 salas de vacina distribuídas nos 79 municípios, que são capazes de acondicionar imunobiológicos – vacinas, soros e imunoglobulinas a uma temperatura de 2° a 8 °C. Também existem nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) que recebem, armazenam e distribuem os imunobiológicos para os respectivos municípios, estes possuem câmaras refrigeradas adequadas para esse acondicionamento.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar