Para incentivar e fortalecer as pesquisas e o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, o governador Eduardo Riedel criou uma série de medidas que vão impulsionar o setor. A proposta institui o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI/MS), o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT&I/MS) e o Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Funecti), criando um marco legal para incentivar a pesquisa e o empreendedorismo tecnológico no Estado.
O projeto de lei enviado pelo Governo do Estado foi aprovado, em segunda votação, de forma unânime pelos deputados estaduais. O próximo passo é a sanção da nova lei pelo governador Eduardo Riedel.
De acordo com o texto, a nova política estadual alinha-se ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, criando um ambiente favorável para parcerias entre governo, setor privado e academia. “A aprovação desse projeto representa um marco para o Estado. Ele vai possibilitar maior integração entre os setores e posiciona Mato Grosso do Sul como protagonista na agenda de inovação e sustentabilidade”, destacou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, destacou que, graças à ousadia do governador Eduardo Riedel, Mato Grosso do Sul “passa a ter uma das leis mais avançadas na área de ciência, tecnologia e inovação já produzidas no Brasil, elaborada com o apoio de especialistas do Estado e nacionais. Estamos ampliando a governança do setor, criando o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. Garantimos recursos, por meio da criação do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia; permitimos aos pesquisadores, por exemplo uma prestação de contas mais facilitada, o estímulo a startups, ou seja, aquele empreendedorismo que nasce especialmente da produção científica, da transferência de tecnologia”.
O Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi desenhado para integrar universidades, empresas, centros de pesquisa e órgãos públicos, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável em diferentes setores. Já o Conselho Estadual, será responsável por propor políticas, acompanhar investimentos no setor e fomentar parcerias entre instituições públicas e privadas.
O FUNECTI, vai destinar recursos a programas, projetos e atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos. Esses investimentos são considerados estratégicos para fortalecer a competitividade do estado e gerar soluções inovadoras para os desafios regionais.
“São avanços importantes. A política de ciência e tecnologia do Mato Grosso do Sul passa a ser uma política de Estado e não somente uma política de governo. Garantimos o avanço na área. É um avanço duradouro, que vai de fato poder transformar o Mato Grosso do Sul por meio desse tripé da ciência, da tecnologia e da inovação”, complementou Ricardo Senna.
A legislação aprovada também traz mecanismos de incentivo à inovação, como a criação de "bônus tecnológicos" para micro e pequenas empresas, estímulos fiscais, apoio à formação de startups e a implementação de ambientes regulatórios experimentais (sandbox regulatório). A medida também prevê a modernização de parques tecnológicos e incubadoras, ampliando a infraestrutura de suporte à inovação.
“O próximo passo será a regulamentação da lei pelo Poder Executivo, que vai detalhar os critérios para funcionamento do Conselho, aplicação do Fundo e implementação dos programas previstos. Estamos reafirmando o compromisso do Estado com o fortalecimento do ecossistema de inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que promovam benefícios econômicos e sociais para Mato Grosso do Sul”, finalizou o secretário Jaime Verruck.
Marcelo Armôa, Semadesc
Foto: Saul Schramm/Arquivo
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Presidente Gerson Claro inaugura novo refeitório da ALEMS na próxima terça-feira

Vereador morre na Santa Casa dias após sofrer acidente, esposa dele segue em estado grave na UTI

Após êxito em internação, Fátima do Sul se une para solicitar atendimento para idosa

Sono e emagrecimento, FarmaVida explica como a privação do sono afeta o peso, confira

'Foi um bom homem', se despedem amigos de trabalhador morto por choque elétrico
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Fatimassulense Fábio Marambaia quebra seu próprio recorde pedalando 400km em 12 horas
