Para oferecer uma saúde pública de mais qualidade ao cidadão, o Governo de Mato Grosso do Sul promove a capacitação de gestores e servidores no evento “Acolhe Saúde”, que ocorre em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Durante a solenidade anunciou o investimento de R$ 27 milhões na compra de 52 ambulâncias e mais 52 veículos.
Governador Eduardo Riedel
Durante a abertura do evento, o governador Eduardo Riedel destacou que saúde pública é prioridade da gestão estadual. “São 104 veículos para os municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, muito se deve a esta parceria com a bancada federal. Discutimos juntos estratégias para o Estado e a saúde tem seu espaço especial, priorizando aquilo que é demanda da sociedade”.
Riedel fez questão de reforçar a parceria com os municípios para um trabalho em conjunto na área da saúde. “A regionalização da saúde foi redesenhada, a ação da SES tem alcançado os municípios, por isso faço questão de reforçar esta parceria, em ações que são tão importantes na saúde pública. Não vamos equacionar estas questões, seguindo de mãos dadas com os municípios. Com diálogo para otimizarmos os recursos que temos, com uso da tecnologia que só está começando, par que o resultado chegue a cada cidadão”.
Governo vai repassar 52 ambulâncias para os municípios
O evento começou na quarta-feira (25) e segue até o dia 27 de fevereiro, com o objetivo de capacitar os novos gestores, promover a troca de experiências e alinhar estratégias para enfrentar desafios da saúde pública nos municípios. São atividades que envolvem palestras, mesas-redondas e debates com especialistas abordarão temas como gestão de recursos, judicialização da saúde, saúde digital e atenção primária.
A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e pelo Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), com a participação dos secretários municipais (saúde) dos 79 municípios do Estado, além de prefeitos e suas respectivas equipes técnicas.
“Agradecer a todos que vieram de tão longe prestigiar este evento, que tem o intuito de acolher os profissionais de saúde e gestores dos 79 municípios do Estado. Quando falamos em acolher pensamos em especial nos 47 novos secretários municipais de saúde que estão no início de gestão. Assim em parceria construímos este evento único com a densidade necessária para fazer estes novos gestores membros atuantes deste grande time que é a saúde pública”, declarou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões.
A presidente do Cosems, Josiane Oliveira Silva ressaltou que o principal objetivo é trazer as pessoas comprometidas com a saúde para debater os temas importantes. “Desta forma cumprimos nossa meta de cuidar da população. Um evento que abre a oportunidade para que todos possam se conectar e trocar experiências”.
O evento conta com dois estandes da Secretaria de Saúde para oferecer atendimento individualizado aos gestores municipais. Técnicos especializados prestarão suporte sobre temas como arboviroses, atenção hospitalar, saúde digital e atenção primária à saúde, auxiliando na resolução de demandas específicas de cada município.
Governador discursa durante abertura do evento
Novos veículos
O governador anunciou o investimento de R$ 27,8 milhões na ampliação e renovação da frota de saúde, sendo 52 novas ambulâncias e 52 veículos utilitários (pick-ups, SUVs e de passeio). Durante a abertura do evento foram entregues três (ambulâncias) de forma simbólica.
As 52 ambulâncias serão distribuídas para diversos municípios, oferecendo um transporte mais seguro e ágil para pacientes em situações de urgência e emergência. Desta frota, 30 seguem para os distritos sanitários especiais indígenas (DSEI-MS), assim como rede materna infantil dos municípios e hospitais regionais.
Já os veículos utilitários vão reforçar as ações de Vigilância em Saúde, combate a arboviroses e de controle, eliminação e/ou erradicação de doenças imunopreveníveis em 30 municípios do interior, além da capital. Também irão atender as demandas do Serviço de Atendimento Domiciliar do Hospital Regional, entre outros.
telediagnóstico em retinografia
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Presidente Gerson Claro inaugura novo refeitório da ALEMS na próxima terça-feira

Vereador morre na Santa Casa dias após sofrer acidente, esposa dele segue em estado grave na UTI

Após êxito em internação, Fátima do Sul se une para solicitar atendimento para idosa

Sono e emagrecimento, FarmaVida explica como a privação do sono afeta o peso, confira

'Foi um bom homem', se despedem amigos de trabalhador morto por choque elétrico
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Fatimassulense Fábio Marambaia quebra seu próprio recorde pedalando 400km em 12 horas
