Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 28 de fevereiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Saúde

Estudo inédito da Agems e secretarias de saúde mede impacto do saneamento na redução de doenças

28 Fev 2025 - 07h41Por nrodrigues

A análise do cruzamento de dados sobre investimentos por município e as notificações de casos de diarreia visa identificar gargalos e fortalecer políticas públicas em saneamento e saúde pública

Um estudo inédito entre a Agência Estadual de Regulação (Agems), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau) vai medir o impacto provocado pela aplicação de recursos em tratamento de água e esgotamento sanitário, por município, na redução dos índices de diarreia, que atinge especialmente as populações mais vulneráveis.

O trabalho científico pretende produzir informações para subsidiar políticas públicas voltadas para a expansão dos serviços de saneamento básico e para a promoção da saúde pública.

A agência reguladora, que fiscaliza os serviços em 69 municípios, e as secretarias, responsáveis pela execução das políticas públicas em saúde, estão cruzando dados de um período de 15 anos, entre 2009 e 2024.

As instituições irão assinar um Acordo de Cooperação para formalizar essa iniciativa inédita, mas os trabalhos já começaram na prática, coordenados pela diretoria de Saneamento Básico da Agems, Iara Marchioretto, o coordenador do Grupo de Trabalho de Avaliação de Projetos de Extensão e Pesquisa da Sesau, Cyro Leonardo Mendes, e o Coordenador de Vigilância Ambiental e Toxicológica da SES, Karyston Adriel da Costa.

As integrantes da equipe técnica Elisa Conceição Paes, analista de regulação da Agems, e Jacqueline dos Santos Romero, gerente de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da SES apresentaram em reunião nesta semana uma análise preliminar sobre as maiores ocorrências de diarreia em diversas localidades ainda carentes de saneamento adequado.

“O trabalho científico com paineis de inteligência de dados que estamos construindo na regulação vão ser muito importantes nesse projeto, trazendo segurança, confiabilidade das informações, e uma base sólida para as políticas públicas de saneamento e saúde”, explica a diretora Iara.

“Com essa análise de dados, nós começamos a ver os gargalos e aperfeiçoar os nossos pontos de atuação”, explica o coordenador Karyston. A partir desse trabalho, a secretaria espera, entre outras ações, aperfeiçoar junto aos municípios o treinamento e a capacitação para melhorar a forma como os casos são notificados e o mapeamento dos percentuais de acesso ao serviço de saúde nas diferentes localidades.

Os trabalhos contarão com a cooperação dos municípios com sistemas autônomos de abastecimento de água, a Sanesul e a Águas de Guariroba, com a pretensão de obter um diagnóstico sobre todo o Mato Grosso do Sul.

 

Gizele Oliveira, Comunicação Agems

Foto: Agems/Arquivo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO FÁTIMA DO SUL
Com tristeza Fátima do Sul se despede do amigo Ramão, irmão da Iraci da UTI Calçados
Hospital Regional de MS destaca iniciativas inovadoras para segurança do paciente no Acolhe Saúde
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de José Torres Moura, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Fotos: Álvaro Rezende/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado reforça apoio ao Carnaval de Campo Grande com investimento de R$ 1,2 milhão
Remédio em Casa ultrapassa a marca de meio milhão de medicamentos entregues em MS

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de José Torres Moura, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTOS: DHIONE TITO / FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - LIVE ACIDENTE
Caminhão Bitrem tomba próximo a Orla, segundo acidente da semana no mesmo lugar em Fátima do Sul
Criança foi socorrida por Corpo de BombeirosACIDENTE DE TRÂNSITO
Criança ferida em colisão de veículo com bicicleta no bairro Educacional de Fátima do Sul
Trânsito
Dois acidentes em três dias no mesmo local acendem alerta em Fátima do Sul (Vídeo)
FOTO: REDES SOCIAISVICENTINA - AMBULÂNCIA NOVA CHEGANDO
Saúde recebe ambulância para reforçar atenção às pessoas em Vicentina