David Fajgenbaum foi diagnosticado com a doença de Castleman, um raro distúrbio autoimune que gera a produção excessiva de células nos gânglios linfáticos do corpo. Na época, em 2010, ele ainda era estudante de Medicina e enfrentou diversas sessões de quimioterapia para tentar conter o avanço da doença. A pior crise foi em 2013, quando foi informado que tinha apenas 35% de chance de cura e um médico pediu até que ele escrevesse um testamento. Contrariando todas as expectivas, porém, o estudante conseguiu encontrar a própria cura.
Acamado, o jovem examinou ponto a ponto seus prontuários e descobriu algo que havia passado despercebido pelos médicos. Ele viu que uma proteína conhecida pela sigla VEGF havia atingido 10 vezes o nível normal e lembrou que na faculdade aprendeu que essa substância controla o crescimento dos vasos sanguíneos. O jovem supôs então que as manchas que tinha pelo corpo a cada crise da doença eram causadas pelo pico dessa proteína, que sinalizava que de alguma maneira o sistema imunológico devia atuar contra ela.
Atualmente, Fajgenbaum é professor assistente do curso de medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ele também fundou a Rede Colaborativa da Doença de Castleman, que reúne os principais especialistas e pesquisadores da doença.
Fajgenbaum estava noivo em 2013. Hoje é casado e já tem uma filha, Amelia, que acaba de completar um ano. Na semena passada, ele lançou um livro no qual compartilha sua história de superação: "Chansing My Cure" ("Em Busca da Minha Cura", em tradução livre).
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Vicentina vai inaugurar o novo centro de apoio nesta quarta-feira, no Dia do Autismo

Carreta da Saúde chega a Mundo Novo para atender servidores da segurança pública

Farmácia de Medicamentos Oncológicos do HRMS tem novo horário de atendimento a partir de 1º de

Fátima do Sul se despede da guerreira Sandra, esposa do Nei do antigo mercado peg pag

HU de Dourados começa a oferecer cirurgia bariátrica e tratamento contra obesidade
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede da Sandra Regina, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Confira os 11 ganhadores dos R$ 15 mil reais dos 23 anos do Jorge Mercado em Fátima do Sul

Médico morre após passar mal em sua residência

Joana Yoshida Bezerra coloca Fátima do Sul no topo em concurso nacional de desenho e redação
