Mato Grosso do Sul enfrenta, a partir deste domingo (2), uma nova onda de calor que deve se estender até sexta-feira (7). De acordo com o Climatempo, as temperaturas podem ficar até 5°C acima da média para o período, especialmente nas regiões oeste e sul do estado.
A onda de calor será impulsionada pelo fenômeno La Niña, que altera os padrões climáticos e dificulta a dissipação do calor. Apesar dessa barreira, uma massa de ar quente deve se consolidar no centro-sul do Brasil, atingindo Mato Grosso do Sul e estados vizinhos.
Essa será a segunda onda de calor registrada em 2025. A primeira ocorreu entre 15 e 19 de janeiro, afetando principalmente o Sul do país. Na ocasião, Porto Murtinho (MS) registrou 42,1°C, enquanto cidades gaúchas como Quaraí e São Borja chegaram próximas dos 40°C.
Nos últimos anos, o Brasil tem registrado um aumento significativo de eventos extremos. Em 2023, foram nove ondas de calor, enquanto 2024 teve oito episódios semelhantes. O cenário para 2025 indica uma continuidade desse padrão climático.
O calor mais intenso deve atingir as regiões oeste e sul do estado, enquanto o noroeste, centro e sudeste também terão temperaturas elevadas, mas sem todos os critérios necessários para serem classificados dentro da onda de calor.
Meteorologistas alertam para os riscos das altas temperaturas e recomendam hidratação constante e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP