Para garantir uma gestão mais eficiente e integrada da saúde pública no Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado realiza, de 25 a 27 de fevereiro de 2025, o evento Acolhe Saúde: Construindo o Futuro da Saúde no Mato Grosso do Sul.
A iniciativa, promovida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e pelo Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), reunirá os 79 novos secretários municipais de saúde e suas equipes técnicas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Com uma programação abrangente, o evento tem como objetivo capacitar os novos gestores, promover a troca de experiências e alinhar estratégias para enfrentar desafios da saúde pública nos municípios. Palestras, mesas-redondas e debates com especialistas abordarão temas como gestão de recursos, judicialização da saúde, saúde digital e atenção primária.
"Assumir a saúde de um município é um desafio imenso, que exige conhecimento, planejamento e, principalmente, parceria. Nossa missão aqui é fortalecer essa rede de apoio, garantindo que cada gestor tenha acesso às ferramentas e informações necessárias para tomar decisões que façam sua gestão ser a melhor possível para a população”, afirmou o titular da SES, Dr. Maurício Simões Correa.
Estão previstas no evento as presenças da Ministra da Saúde, Nísia Trindade; do presidente do Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Hisham Hamida; a presidente do Cosems de MS, Josiane de Oliveira; além das equipes técnicas de todos os municípios do interior do Estado. O governador Eduardo Riedel participa da abertura do evento, às 18h do dia 25.
Ação conjunta
Neste ano, o evento que tradicionalmente é realizado pelo Cosems para receber e orientar os novos secretários de saúde ganhou o reforço da SES, com a participação do Governo do Estado. “O Acolhe Saúde é mais do que um evento de capacitação; é um momento marcante para a saúde nas gestões que estão iniciando neste ano, a abertura do caminho para a construção do trabalho integrado e eficiente que iremos desenvolver juntos como secretarias”, adianta a secretária-adjunta da SES, Crhstinne Maymone.
No encontro, haverá suporte técnico para os gestores e suas equipes, que vão receber orientações sobre gestão e as especificidades na área da saúde, abordando temas com os quais eles irão se deparar no dia a dia.
“Este evento marca um momento importante para a saúde pública do nosso Estado, reunindo gestores e equipes técnicas para fortalecer o trabalho conjunto entre municípios e Estado. O Acolhe Saúde não é apenas um espaço de capacitação, mas também de diálogo e construção coletiva, onde podemos trocar experiências, discutir desafios e buscar soluções práticas para melhorar a gestão da saúde nos nossos municípios. O Cosems-MS está comprometido em apoiar cada gestor nessa caminhada, promovendo a integração e o fortalecimento do SUS no Mato Grosso do Sul”, finaliza a secretária municipal de Saúde de Deodápolis e Presidente do Cosems-MS, Josiane de Oliveira Silva Corrêa.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto: Bruno Rezende/Arquivo
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Presidente Gerson Claro inaugura novo refeitório da ALEMS na próxima terça-feira

Vereador morre na Santa Casa dias após sofrer acidente, esposa dele segue em estado grave na UTI

Após êxito em internação, Fátima do Sul se une para solicitar atendimento para idosa

Sono e emagrecimento, FarmaVida explica como a privação do sono afeta o peso, confira

'Foi um bom homem', se despedem amigos de trabalhador morto por choque elétrico
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Fatimassulense Fábio Marambaia quebra seu próprio recorde pedalando 400km em 12 horas
