A reta final do inverno vai ser marcada por muito calor no país, o que conforme o Climatempo não é atípico, devido as condições climáticas da ‘virada’ para a primavera, que começa no dia 22 de setembro.
"O período de insolação já é maior, a radiação solar já é mais intensa, conforme a gente se aproxima do equinócio da primavera, como o tempo continua seco ainda com condições hídricas de inverno, isso favorece o maior aquecimento do solo e do ar também! Isto tudo somado aos dias cada vez mais longos faz com o que o ar quente ganhe cada vez mais força”, destaca o portal.
Uma nova onda de calor para todo o Mato Grosso do Sul foi divulgada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta sexta-feira (30), válida a partir das 12h, do dia 03 de setembro até às 18h, do dia 05. A temperatura deve ficar 5°C acima da média do período o que representa leve risco à saúde.
O Climatempo detalha ainda que uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da primeira semana de setembro e assim, o país vai entrar em um novo padrão de onda de calor já a partir da segunda-feira (02).
“As ondas de calor nesta época do ano e no mês de setembro já são super comuns em grande parte do Brasil, principalmente em áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste, mas nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também”, destaca.
Vale citar que dois alertas de baixa umidade relativa do ar estão vigentes nesta sexta-feira (30) para Dourados e região, sendo um de perigo, com níveis entre 20% e 12%, início às 13h, término às 18h e outro de perigo potencial, com níveis entre 30% e 20%, início às 11h, término às 21h.
Existe baixo risco de incêndios florestais e à saúde. O órgão destaca possibilidade de desconforto nos olhos, boca e nariz.
Entre as recomendações das autoridades de saúde diante de tais condições climáticas estão beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar