Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 25 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

MS inicia projeto piloto de Yogaterapia no SUS com destaque internacional

24 Abr 2025 - 13h08Por Kamilla Nunes Ratier Camacho

Após evento com repercussão internacional, realizado em alusão ao Dia Internacional do Yoga, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) inicia a implementação do projeto piloto de Pesquisa e Extensão em Yogaterapia na rede pública de saúde. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SES, a Embaixada da Índia, a SED (Secretaria de Estado de Educação) e a Unigran Capital.

O projeto visa oferecer atendimento complementar a pacientes com doenças crônicas e comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade e transtornos relacionados à saúde mental, além de gestantes e pessoas com dores cervicais e lombares. A proposta se baseia em protocolos consolidados pelo Ministério AYUSH da Índia, alinhando práticas milenares à ciência contemporânea em benefício da saúde pública.

Para garantir a qualificação dos profissionais e a segurança na aplicação das práticas, 50 profissionais da saúde e da educação foram capacitados por meio do Curso de Yogaterapia, conduzido pelo renomado professor indiano Satyendra Kumar Singh. A formação envolveu fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e professores de yoga.

Além da formação, a SES constituiu um grupo de trabalho específico para estruturar e padronizar os protocolos que serão utilizados nos municípios participantes. Essa etapa é essencial para assegurar a aplicação segura e uniforme da yogaterapia, respeitando as diretrizes internacionais e adaptando-as às realidades locais.

Dentre os profissionais formados, 28 são representantes de 18 municípios sul-mato-grossenses, o que possibilita a interiorização da prática e o monitoramento de seus efeitos em diferentes contextos regionais.

Avanço das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

A iniciativa fortalece a política estadual de PICs (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), reconhecidas pelo Ministério da Saúde, e representa um passo significativo para sua integração definitiva à rotina do SUS (Sistema Único de Saúde) no estado.

De acordo com Patrícia Mecatti Domingos, referência técnica pelas PICS na SES, a yogaterapia é uma prática baseada em evidências que tem demonstrado resultados importantes. “A yogaterapia contribui para a redução do uso excessivo de medicamentos e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, sempre com base em protocolos bem definidos e respaldados por evidências científicas”, destaca.

Reconhecimento internacional e próximos passos

O projeto de yogaterapia sul-mato-grossense ganhou visibilidade internacional com o evento realizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, no início de abril. A atividade ganhou destaque nas redes oficiais do Morarji Desai National Institute of Yoga — instituição ligada ao Ministério da Saúde AYUSH — e também nas do próprio ministro da pasta, Prataprao Jadhav. O reconhecimento reforça a posição de Mato Grosso do Sul como referência nacional na implementação estruturada da yogaterapia no sistema público de saúde.

A expectativa é que os resultados obtidos na fase piloto sirvam como base para a expansão da prática a outras unidades de saúde do estado e, futuramente, para outros estados do país.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Agentes localizaram o veículo em uma estrada vicinal próxima à Ruta 5, no Bairro Jardim Aurora; Foto: Divulgação/PM
Motocicleta roubada em Ponta Porã é recuperada no Paraguai pouco depois do crime
Jovem denuncia mãe e padrasto por abuso que ocorre há 8 anos
Depois de furtar fios de energia em residências e comércios, ladrão é preso pela GM
Morador de Dourados é vítima de golpe por aplicativo e perde mais de R$ 17 mil
Homem é internado em estado grave após ser baleado durante discussão na Vila Nasser

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOCONCURSOS E SELEÇÕES EM MS
Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede do Elessandro Pereira, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento
Policial
Carro fura bloqueio da polícia, na tentativa fuga suspeito foge pelo milharal em Vicentina-MS
Jorge e a onça tomando um café, em imagem ilustrativa gerada por IA para complementar o poemaRegião
'Homem, este chão me pertence': ataque de onça a caseiro vira poesia e gera comoção
FOTO: ARQUIVO DA FAMÍLIAFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do Vilmar Faleiros, família informa sobre velório e sepultamento