O Governo de Mato Grosso do Sul e do Departamento de Amambay, do Paraguai, assinaram na manhã de hoje (28) acordo de intercâmbio visando o desenvolvimento de projetos culturais. Na solenidade, o governador Eduardo Riedel destacou que a formalização do acordo vai integrar ainda mais as culturas sul-mato-grossenses e paraguaia, que historicamente já são intensas e integradas.
"Nossos estados têm uma longa história. A nossa cultura sul-mato-grossense se deve muito ao Paraguai, seja na música e nos hábitos. Tudo que construímos no Estado nós temos como referência. Para o Mato Grosso do Sul é muito importante formalizar esta parceria", afirmou.
Ao se pronunciar, o governador de Amambay, Juan Silvino Acosta, se declarou um apreciador da cultura e o momento em que o Brasil e Paraguai vivem de pleno desenvolvimento econômico com a implantação da Rota Bioceânica e investimentos fortalece ainda mais a integração entre os países em todas os setores.
Presente ao evento, o diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes, lembrou que a nova edição do Festival América do Sul, em maio, contará com atrações do Paraguai. Para o diretor, o acordo entre Mato Grosso do Sul e o Departamento de Amambay é uma oportunidade única de fortalecer os laços culturais e históricos que nos unem.
"A cultura transcende fronteiras, e essa parceria é um exemplo claro de como podemos trabalhar juntos para valorizar as nossas tradições, fomentar a diversidade e promover o desenvolvimento cultural de ambos os lados. Além disso, projetos como este permitem que artistas, produtores culturais e comunidades compartilhem experiências, aprendam uns com os outros e ampliem suas redes de atuação", destacou, completando em seguida.
"Estamos ansiosos para dar vida a iniciativas que celebrem a música, as artes visuais, a gastronomia e tantas outras expressões culturais que representam a essência de nossos povos. Este é um passo significativo para consolidar a nossa região como um polo de integração cultural na América do Sul", frisa.
Durante a assinatura do acordo, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), declarou que as iniciativas econômicas e novos investimentos elevam o nível de competitividade de ambos os países.
O governador Riedel aproveitou a oportunidade para convidar o seu homônimo paraguaio para participar do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em Campo Grande.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio do evento
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Carro fica destruído em capotamento na Espírito Santo com a Afonso Pena

Homem é esfaqueado no peito

Cearenses são presos em Dourados se passando por funcionários de empresa para furtar cabos

Homem é esfaqueado no peito e grita por socorro na porta de casa

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe
Mais Lidas

Deodápolis se despede de Francisco e Vagner, informa a Pax Oliveira

Fatimassulense Fábio Marambaia quebra seu próprio recorde pedalando 400km em 12 horas

Vereador morre na Santa Casa dias após sofrer acidente, esposa dele segue em estado grave na UTI

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe
