Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 10 de fevereiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

Escolas estaduais de MS são premiadas em evento sobre educação alimentar e nutricional

10 Fev 2025 - 08h17Por nrodrigues

Duas escolas da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) foram premiadas na 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), evento que destacou a importância da alimentação saudável nas escolas brasileiras e visa contribuir na formação de uma geração mais consciente sobre suas escolhas alimentares.

A premiação reconheceu 20 instituições de ensino de diversas regiões do Brasil que se destacaram em ações voltadas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os alunos. As escolas sul-mato-grossenses premiadas são a Escola Estadual Yvy Poty, de Caarapó, e a Escola Estadual Professor Alício Araújo, de Dourados.

Essas instituições implementaram projetos inovadores que não só educaram os estudantes sobre nutrição, mas também envolveram a comunidade escolar em práticas sustentáveis e saudáveis. As iniciativas incluíram hortas escolares, oficinas de culinária saudável e campanhas de conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada.

A premiação teve como objetivo incentivar mais escolas a adotarem práticas de Educação Alimentar e Nutricional. A jornada também promoveu debates sobre políticas públicas relacionadas à alimentação nas escolas, buscando garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma alimentação adequada e saudável.

De acordo com a coordenadora da Coale (Coordenadoria de Alimentação Escolar), Adriana Rossato, essa iniciativa é um passo importante rumo à construção de um futuro onde a alimentação saudável seja uma prioridade nas escolas brasileiras, promovendo bem-estar e saúde para todos os estudantes.

Segundo Adriana, o PNAE é um programa que garante não só a segurança alimentar, por meio da oferta de alimentação escolar adequada, mas tem papel fundamental na construção de hábitos alimentares saudáveis, que não só impactam no desenvolvimento dos estudantes e nas condições de aprendizagem, como também em sua saúde e qualidade de vida ao longo dos anos.

"Nesse contexto, a escola aparece como espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações de melhoria das condições de saúde e do estado nutricional das crianças, sendo um setor estratégico para a concretização de iniciativas de promoção da saúde", explicou a coordenadora.

Redução do limite de alimentos processados e ultra processados

Nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2025, Brasília sediou o Encontro Nacional do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), promovido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e teve como foco principal o debate sobre a construção da Política Brasileira de Alimentação Escolar.

O evento contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana e de outras autoridades da área da educação e da saúde, além de nutricionistas e educadores que compartilharam experiências e boas práticas. A participação ativa das escolas premiadas foi um exemplo inspirador para outras instituições que desejam implementar mudanças positivas em suas comunidades.

Uma das principais mudanças anunciadas durante o encontro foi a redução do limite de alimentos processados e ultra processados nas escolas públicas brasileiras. Em 2025, esse limite será reduzido para 15%, com uma nova queda para 10% prevista para 2026. Essa medida visa combater os problemas de obesidade infantil e garantir uma alimentação saudável para os estudantes.

Em Mato Grosso do Sul, as escolas já apresentam índices abaixo do máximo estipulado pelo Governo Federal, com apenas 8% de alimentos processados e 6% ultra processados na alimentação escolar. Para Adriana, Mato Grosso do Sul sai na frente, pois antes mesmo do anúncio da redução, as escolas da REE/MS já ofereciam uma alimentação com os percentuais bem abaixo do limite permitido pelo Governo Federal.

"A utilização de alimentos prioritariamente produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar rural, aliada a um cardápio que preconiza a 'comida de verdade', foram fundamentais para a conquista destes índices tão importantes no cenário atual. Essa realidade demonstra um comprometimento com a saúde dos alunos, antecipando-se às novas diretrizes que entrarão em vigor", finaliza Adriana.

 

Jackeline Oliveira, Comunicação SED

Foto de capa: Bruno Rezende

Interna: Arquivo/SED 

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Pistoleiros são presos após assassinato de motorista de van
'Magnata' morre ao trocar tiros com o Batalhão de Choque
Homem é assassinado a facadas em residência
Boate vira 'baderna' e sexo no meio da rua mais nobre de Campo Grande
Conectando regiões: Governo de MS homologa licitações para obras na MS-347 e na MS-436

Mais Lidas

Policial
Motorista de Van é executado a tiros de calibre 12 na BR-060
Trânsito Violênto
Tragédias no trânsito: Três jovens perdem a vida em acidentes de moto em menos de 24 horas em MS
Evento
Frigomar Arena Rodeio Festival retorna com estrutura ampliada e show de Jads e Jadson
Plantão
Fiat Palio capota na BR-163 em Rio Brilhante e mulher desaparece no rio (Vídeo)
TRAGÉDIA
Mulher de 61 anos morre após ser arremessada em acidente na BR-163