Mesmo sendo referência em digitalização e inovação, o Detran-MS mostra que o atendimento presencial ainda é essencial para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços. Reflexo disso é o crescimento expressivo no número de atendimentos presenciais registrados pela Agência Geraldo Garcia, localizada no Pátio Central, em Campo Grande.
Somente nos três primeiros meses de 2025, a unidade realizou 47.656 atendimentos, um aumento de 58% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 30.006 atendimentos. A demanda crescente confirma a importância da manutenção e aprimoramento dos serviços presenciais, especialmente para aqueles que não têm familiaridade com as ferramentas digitais.
Em 2024, a agência foi responsável por 166.786 atendimentos, com uma média mensal de 13.898. O número representa 40% de todos os atendimentos realizados pelas agências do Detran-MS na Capital. Neste mesmo ano, o mês de julho foi o mais movimentado, com 17.338 atendimentos. Setembro e dezembro também foram meses de pico, com mais de mil atendimentos em alguns dias.
Os serviços mais procurados continuam sendo os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e aos veículos. Para acompanhar a alta demanda e oferecer mais conforto ao cidadão, a unidade tem investido em melhorias. A readequação do layout no ano passado acabou com as filas e otimizou o fluxo interno, tornando o atendimento mais ágil e organizado.
Além disso, quem busca apenas uma orientação agora recebe uma “senha de informação” e aguarda, sentado de forma confortável, ser chamado para o atendimento. E, desde março deste ano, a agência conta com um guichê de autoatendimento, com computador disponível para aqueles que chegam sem agendamento, mas desejam acessar os serviços online disponibilizados pelo Portal de Serviços do Detran-MS.
O cenário evidencia o equilíbrio necessário entre inovação tecnológica e acolhimento presencial, reforçando o compromisso do Detran-MS em garantir um atendimento acessível, eficiente e humanizado a todos os cidadãos sul-mato-grossenses, explica o Diretor-Presidente, Rudel Trindade.
“A excelência no atendimento é muito complicada. O Governador, Eduardo Riedel, quando tomou posse nos fez um pedido: “quero que o cidadão seja bem atendido”. Mas não é tão simples. Tem que estar tudo funcionando, o banheiro, o ar condicionado, a limpeza, o servidor tem que estar simpático e muito bem preparado para tirar suas dúvidas. É difícil, mas é uma satisfação, porque o Detran-MS continua, a cada dia, sendo o melhor Detran do País”.
A Agência Geraldo Garcia fica no 3° piso do Shopping Pátio Central, no Centro de Campo Grande. No mesmo andar está localizada a Central de Exames do Detran, que concentra a maior parte dos exames médicos e psicológicos para fins de emissão, renovação, adição e mudança de categoria de CNH, na Capital.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Caminhoneiro morre após veículo tombar e cair em rio na BR-163

Defron recupera bens furtados de propriedades rurais de Dourados e Deodápolis

Douradense cai em golpe e perde quase R$ 60 mil
Mais Lidas

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma

'Foi um bom homem', se despedem amigos de trabalhador morto por choque elétrico

Caminhoneiro morre após veículo tombar e cair em rio na BR-163
