O governador Eduardo Riedel, acompanhado do Secretário de Governo, Rodrigo Perez e do Secretário do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, foi recebido em audiência pelo presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, em Montevidéu para tratar de pauta estratégica sobre infraestrutura, logística, competitividade e iniciativas que possam fortalecer o transporte pela hidrovia Paraguai-Paraná. O embaixador do Brasil no Uruguai, Guilhermo Valles Galmés também participou do encontro.
No Uruguai, Riedel conheceu o porto flutuante – onde é feita a transferência do minério de ferro – e toda a estrutura da embarcação, incluindo a casa de máquinas e sala de controle. O governador ainda pode observar de perto toda a operação de transbordo do navio para o porto, e depois para a embarcação que leva o minério para a China e Europa.
O país tem uma importante relação comercial com Mato Grosso do Sul, principalmente na hidrovia Paraguai-Paraná, um dos trechos mais extensos e importantes da navegação interior internacional. A integração logística é uma das prioridades do governador para fortalecimento da economia. Dentre os interesses comerciais entre o país vizinho e o Estado está a compra do etanol sul-mato-grossense, fertilizantes líquidos, grãos, derivados de milho, açúcar, minérios e contêineres.
A hidrovia tem seu início no município de Cáceres, interior de Mato Grosso, com trechos nas fronteiras entre Brasil e Bolívia e entre Brasil e Paraguai. Passa pelo território paraguaio até a confluência com o rio Paraná, continua por Rosário, em território argentino, até alcançar o oceano Atlântico, em Nova Palmira, no Uruguai. Ao todo são 3.442 km navegáveis, sendo 1.720 km em terras brasileiras, passando por cinco países: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
O processo de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai deve ser concluído em 2025. A projeção é ter um fluxo de cargas de 42.226.778.
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