O mapeamento de agentes criativos de Mato Grosso do Sul segue em andamento e já apresenta resultados importantes para a formulação de políticas públicas voltadas ao setor. A iniciativa, conduzida pela Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), busca mapear os profissionais da economia criativa no estado e construir um banco de dados estratégico para futuras ações e investimentos.
Até o momento, de acordo com dados da Superintendência, representantes de 18 municípios já responderam ao formulário, sendo 42% das inscrições provenientes de Campo Grande. Ponta Porã (18%), Bonito (10%) e Três Lagoas (9%) também se destacam na participação.
Os primeiros dados revelam que 67% dos cadastrados são mulheres, e a faixa etária mais comum entre os criativos é de 30 a 49 anos (55%). Além disso, as áreas mais citadas pelos participantes incluem artesanato (42%), audiovisual (16%), música (13,5%), gastronomia (13,5%), artes visuais (11%), design (10,5%), moda (9,5%) e literatura (8,5%).
Outro dado relevante é que, para 50% dos participantes, a atividade criativa é a principal fonte de renda familiar. Além disso, 75% dos inscritos relataram que já expõem seus trabalhos em eventos e feiras de economia criativa.
Engajamento dos gestores e novas estratégias
Durante o Encontro de Gestores de Cultura de Mato Grosso do Sul, realizado no início de fevereiro, o mapeamento foi um dos temas centrais do debate.
"O envolvimento dos gestores municipais nesse mapeamento é fundamental para que possamos entender as realidades locais e fortalecer a economia criativa em todo o estado. Precisamos desses dados para direcionar incentivos e construir políticas públicas que realmente façam a diferença para os nossos criativos", afirma o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda.
A superintendente estadual de Economia Criativa, Luciana Azambuja, também destaca a importância da participação ativa dos municípios na divulgação do cadastro.
"Os municípios são peças-chave para o sucesso desse mapeamento. Contamos com os gestores culturais para ampliar o alcance da iniciativa e garantir que nenhum criativo fique de fora. Com um banco de dados robusto, poderemos desenvolver ações mais estratégicas e eficazes para fortalecer o setor".
Entre as estratégias discutidas no evento, ficou estabelecido que os municípios devem intensificar a divulgação do mapeamento, utilizando redes sociais, rádios locais e eventos culturais como meios para alcançar mais criativos. Também foi debatida a necessidade de ampliar os incentivos para capacitação profissional e a realização de mais feiras e encontros que impulsionem a economia criativa nos municípios.
Participe do mapeamento
Os agentes criativos que ainda não se cadastraram podem preencher o formulário online e contribuir para a construção do banco de dados "MS + Criativo". A participação é essencial para que o Governo do Estado possa desenvolver ações mais direcionadas, identificar as áreas que precisam de mais incentivos e fomentar a economia criativa em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
O cadastro pode ser realizado por meio deste link: https://www.pesquisa.ms.gov.br/pesquisa/69. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail economiacriativa@setesc.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9320.
Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto: Daniel Reino/Setesc
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Presidente Gerson Claro inaugura novo refeitório da ALEMS na próxima terça-feira

Governo de MS garante R$ 38 milhões em novos convênios para obras no Nova Lima e Córrego Anhanduí

Em Jateí, Beto Pereira anuncia recursos para novo veículo para a Saúde

Beto Pereira garante R$ 1 milhão para VICENTINA e une esforços pela pavimentação do município a Juti

Audiência, sessão solene e reuniões de comissões são destaques da semana na ALEMS
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Fatimassulense Fábio Marambaia quebra seu próprio recorde pedalando 400km em 12 horas
