Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 28 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Imprensa nacional divulga medidas de Riedel contra queimadas

À CNN e Veja governador detalhou como o Estado combate e previne os incêndios florestais no Pantanal

18 Jun 2024 - 09h11Por Folha de Campo Grande

Em duas entrevistas que deu ontem (segunda-feira, 17) a veículos de visibilidade nacional, a CNN e a revista Veja, o governador Eduardo Riedel (PSDB-MS), detalhou as medidas que vêm sendo adotadas para prevenir e combater os incêndios florestais, principalmente no Pantanal, que tem 70% de seu território em Mato Grosso do Sul. Atingido por um altíssimo nível de seca, o bioma sofre com as ocorrências: 350 mil hectares do território pantaneiro já foram atingidos pelas queimadas em 2024. Há uma alta de 1.800% da área queimada em comparação com 2023.

Eduardo Riedel: “O Estado investe para prevenir e erradicar as queimadas” (Foto: Divulgação)

Segundo Riedel enfatizou, é prioridade governamental combater e prevenir os incêndios. Na prevenção, ele destacou a edição da chamada “Lei do Pantanal”, primeiro conjunto de leis para disciplinar e orientar as atividades econômicas na região, de forma sustentável. Entretanto, no caso dos incêndios florestais, a questão é dramática, admitiu, ressalvando que só não é pior porque sua gestão, em parceria com produtores, comunidades, organizações não-governamentais e as instituições públicas estão atuando em ampla parceria.

AÇÃO CONJUNTA

Riedel disse que as ações mobilizam mais de uma centena de militares por terra, ar e pelo rio Paraguai, o maior que cruza o Estado. “São brigadistas, produtores, ribeirinhos e voluntários em um trabalho incansável e ingente”, comentou. Ele falou dos investimentos do governo estadual. “Temos nos estruturado com equipamentos, bases avançadas no Pantanal, adquirimos aviões e temos helicópteros das forças de segurança à disposição”, descreveu.

“São situações climáticas extremas, que levam a isso. Estamos fazendo o máximo e coordenando forças. Assinamos acordo com o estado de Mato Grosso e com a ministra Marina Silva, no Dia do Meio Ambiente, e com as forças federais, para nos unirmos em torno desse enfrentamento”.

O papel dos militares do Corpo de Bombeiros, Marinha e Exército no enfrentamento aos incêndios foi realçado nas entrevistas, assim como dos demais brigadistas e voluntários. Ele observou que há uma semana uma aeronave ‘air tractor’ do Estado tem sido usada para combater as chamas, lançando água em locais de difícil acesso. Enquanto isso, pelos rios, os bombeiros atuam para resgatar ribeirinhos e também para chegar aos locais onde as chamas ameaçam residências.

A seca severa contrasta com um bioma tradicionalmente abundante em água, ressaltou. “Os níveis dos rios estão extremamente baixos. O que está nos assustando é que tudo isto começou muito cedo, de maneira muito agressiva. Precisamos antecipar as ações de todos os atores, em todos os espaços. O Estado já antecipou quase 50 milhões nesse combate”.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para estimular turismo em MS, Governo do Estado lança Feira Internacional de Destinos Inteligentes
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Fórum de Mudanças Climáticas discute avanços, ações e políticas públicas na área ambiental em MS
Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Encerramento do 'Bom de Bola, Bom na Escola' celebra impacto transformador em jovens de MS
FOTOS: FIEMS LEILÃO FIEMS
Fiems coloca à venda bens do Sesi e Senai, são Trailer, máquinas e eletrônicos, veja como PARTICIPAR
FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Fátima do Sul é finalista em 03 categorias de Futsal da Copa Chama 2024 que acontece neste sábado

Mais Lidas

Viaturas do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar defronte ao hospital Maria dos Santos Bastos, em Vicentina.Policial
Criança de 2 anos cai em poço e não resiste em Vicentina
FATIMASSULENSE PRECISA DE AJUDA
Jovem de Fátima do Sul sofre acidente em Campo Grande e precisa de ajuda
Região
Alívio para familiares após localização do corpo no Rio Dourados: Angústia chega ao fim
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Alessandro Gondim Oliveira, um exemplo de amor e dedicação à família
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Marlene da Silva Andrade, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento