Tem início nesta sexta-feira (09), o horário eleitoral gratuito nas concessões públicas. Os candidatos aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito iniciarão as propagandas no rádio e na televisão com tempo definido pelo cartório eleitoral.
O tempo total destinado para a propaganda eleitoral gratuita no rádio será de 10 minutos por vez, subdivido em manhã- 6h às 6h10- e -tarde- 11h às 11h10. Na televisão, o tempo é o mesmo (10min), sendo que ficou estabelecido das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40.
Para a maior coligação “Reconstruir é o Nosso Desafio ” que conta com seis partidos (Avante, Patriota, MDB, Podemos, DEM, PSB, PSDB, Solidariedade e PSD), o tempo será o maior, sendo de 03 minutos e 51 segundos nas mídias. A chapa majoritária é composta por Barbosinha (DEM) e Valdenir Machado (PSDB).
“Respeito por Dourados” que tem como candidato a prefeito Alan Guedes (PP) e Dr. Guto (PL) contará com o tempo de 1 minuto e 49 segundos. A composição é (Progressistas, PL e Cidadania).
O terceiro maior tempo é do PT (Partido dos Trabalhadores) do candidato Joca, tendo como vice Lourdes de Castro, com 1 minuto e 17 segundos.
O Partido Social Liberal, com chapa pura de Mauro Thronicke e João Fabiano contará com o tempo de 01 minuto e 15 segundos.
Para a coligação “Igualdade para Todos” (PDT e PTB) que tem como candidato a prefeito Wilson de Matos (PTB) e professor Leo como vice-prefeito foi definido o tempo de 57 segundos.
Já o Partido Republicanos, de Racib Harb e Dilvania Todescato teve definido o tempo total de 47 segundos.
O critério usado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul para a distribuição do tempo teve como base de todo o tempo de propaganda, 5% deve ser dividido igualmente entre todos os partidos, independentemente de terem representação ou não no Congresso.
Conforme mostrado pelo Dourados News, a chapa majoritária e a de vereadores do PMN ficou sem tempo estipulado para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV nas eleições municipais em Dourados, pelo fato da legenda não ter a representatividade necessária na Câmara dos Deputados. Tal fator gera impedimento no tempo de aparição e também no acesso ao fundo partidário.
A medida ocorre devido à reforma política de 2017, através de emenda constitucional que começa a valer em 2020.
Ordem
Foi definida que a ordem inicial das apresentações que durarão até o dia 12 de novembro será a seguinte:
1° PDT Partido Democrático Trabalhista
2° Solidariedade
3° PTB Partido Trabalhista Brasileiro
4° Republicanos
5° PT Partido dos Trabalhadores
6° PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira)
7° Patriota
8°MDB Movimento Democrático Brasileiro
9° Podemos
10° Partido Novo
11° PSD Partido Social Democrático
12° PMN Partido da Mobilização Nacional
13° Avante
14° PSOL Partido Socialismo e Liberdade
15° Cidadania
16° PP Partido Progressistas
17° DEM Democratas
18°PSL Partido Social Liberal
19° PSB (Partido Social Brasileiro)
Eleições
As eleições acontecem em todo o país no dia 15 de novembro.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP