Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Governo de Mato Grosso do Sul atualiza incentivo aos agentes de saúde indígenas

23 Ago 2024 - 17h00Por Comunicação da Cidadania e Marcus Moura, Comunicação SES

Os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Controle de Endemias, Agentes de Saúde Indígenas e Agentes de Saúde Pública do Mato Grosso do Sul, contam com um novo valor de incentivo estadual. A correção foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado), por meio da Lei nº 6.287.

De acordo com a publicação o valor do incentivo será de até 100% do salário-mínimo vigente, com pagamento escalonado até 2026, conforme explica o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

“A sanção da Lei 6.287 que altera o repasse do incentivo estadual aos agentes de saúde, pelo governador Eduardo Riedel é o cumprimento de mais uma meta estabelecida no plano de governo. Os agentes de saúde indígenas esperavam há mais de 10 anos por esse incentivo. Ele funcionará da seguinte forma: no primeiro período, que vai de julho a dezembro de 2024, o incentivo terá um teto de até 55% do salário-mínimo. De janeiro a dezembro de 2025, o benefício poderá alcançar até 70%, e a partir de janeiro de 2026, o valor poderá chegar a 85% do salário-mínimo, até atingir a meta estabelecida pela nova legislação”, conclui.

Ainda de acordo com a legislação, o incentivo Estadual para os AIS (agentes de saúde indígenas) será repassado do Fundo Estadual de Saúde diretamente para a instituição responsável pela contratação desses profissionais, observadas as disposições legais aplicáveis para efetivação desse repasse.

“Nós escutamos as dificuldades de cada profissional e em trabalho conjunto da Secretaria de Estado da Cidadania, Secretaria de Estado de Saúde e DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), avançamos na efetivação dessa demanda. Vale ressaltar que a partir de agora, será firmando um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições com as previsões legais para a execução do que está proposto na legislação. Cumprindo com o compromisso do Governador Eduardo Riedel de não deixar ninguém para trás”, explica a Secretária de Estado da Cidadania Viviane Luiza.

Em reunião online realizada nesta sexta-feira (23), com os 262 AIS e equipe do DSEI, foi apresentada as alterações da legislação, na ocasião foi destacado também a importância de cada um no atendimento da saúde primaria nas comunidades indígenas sul-mato-grossenses.

“Essa parceria com o Governo do Estado é muito importante. É uma conquista para todos os agentes de saúde indígenas, uma luta nossa de 10 anos, e hoje pode ser anunciada aqui, firmando essa parceria que é fundamental para todos os colaboradores. Essa legislação vai permitir a construção de melhores condições trabalho, sem o trabalho conjunto a gente não avança e quem ganha aqui são as comunidades indígenas”, destaca Lindomar Ferreira, coordenador do DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul).

Qualificação da categoria

De acordo com o DSEI, será realizada uma capacitação com os AIS com o objetivo de alinhar o trabalho e o uso de um sistema único de base de dados, este utilizado pelo Governo do Estado, que disponibilizara tabletes, assim como para os demais agentes para que a informações seja toda sistematizada.

Papel dos agentes

O papel do (AIS) Agente Indígena de Saúde é prevenir doenças e promover a saúde da população indígena. O AIS pode desenvolver ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, em conformidade com as diretrizes do SUS e do SasiSUS.

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação da Cidadania e Marcus Moura, Comunicação SES
Fotos: Matheus Carvalho/SEC e DSEI

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Fátima do Sul é finalista em 03 categorias de Futsal da Copa Chama 2024 que acontece neste sábado
Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Autorização para ampliar importação de gás natural reforça papel estratégico de MS na integração ene
Foto de capa: Saul Schramm/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Fórum de Mudanças Climáticas terá painéis temáticos e reuniões de câmaras técnicas para proposição d
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - INVESTIMENTOS
Riedel atende prefeita Ilda e abre licitação para investir mais de R$ 16 milhões em pavimentação
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - CASA PRÓPRIA
JATEÍ: Com assinatura de contratos, mais famílias vão realizar sonho com o programa Lote Urbanizado

Mais Lidas

GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Jovem morta em acidente é identificada e amigos se despedem nas redes sociais em Glória de Dourados
Policial
Jovem de aproximadamente 20 anos morre em grave acidente na Rua da Cassava, em Glória de Dourados
Viaturas do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar defronte ao hospital Maria dos Santos Bastos, em Vicentina.Policial
Criança de 2 anos cai em poço e não resiste em Vicentina
Policial
Angústia nas margens do Rio Dourados: familiares e populares esperam por respostas
FÁTIMA DO SUL - AFOGAMENTO
Homem desaparece no Rio Dourados ao salvar criança em princípio de afogamento