Por intermédio da estudante Isabella Dias Garcia, o município de Jateí está presente em mais um importante evento cultural e literário de expressão nacional e até internacional. É a Feira de Ciência e Tecnologia das Nações – Colégio Dante Alighieri), que acontece de 23 a 28 de setembro na capital paulista.
Isabella participa de um grupo que pesquisa as escritoras de MS, coordenado pela professora Karina Kristiane Vicelli, do campus do Instituto Federal de MS em Dourados. A Feira de Ciências e Tecnologia tem como um de seus objetivos a divulgação anual de pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes de escolas públicas e particulares de diferentes localidades brasileiras.
Além de Isabella, o grupo de pesquisa é formado pelas estudantes Julia Alves Araújo e Marina Signor Tirloni (Dourados) e Sofia Lopes de Souza (Glória de Dourados). O projeto Escritoras no Mato Grosso do Sul da professora Karina tem como propósito identificar e buscar mulheres escritoras no MS, divulgando suas obras literárias e científicas em formato.
No evento em São Paulo, as estudantes levaram algumas obras de escritoras sul-mato-grossenses, inclusive o livro “Jateí – História e Cultura”, organizado pelas professoras Maria Raimunda e Elza Augusta, e artigos feitos em sua maioria por mulheres da educação jateiense.
Espaço do projeto em São Paulo garante presença de obra jateiense sobre história e cultura
O projeto – O projeto Escritoras no MS é uma contribuição para a representação histórica das mulheres no estado. O projeto visa ampliar a visibilidade das produções literárias e científicas das mulheres, incentivando a leitura de suas obras. As estudantes envolvidas coletam e inserem informações no site www.escritorasms.tumblr, continuando a busca por mais autoras, idealizando biografias, designando onde encontrar suas obras e apresentando resultados obtidos.
O projeto objetiva ampliar a listagem das escritoras do estado, registrando e visibilizando suas obras literárias por meio do site https://escritorasms.tumblr.com/ e nas redes sociais (@escritorasms). Além disso, busca incentivar a relevância da pesquisa científica entre estudantes do ensino médio técnico da Rede Federal, explorando o universo feminino como parte da luta pela equidade de gênero.
ASSISTA ABAIXO
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar