Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de fevereiro de 2025
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
Busca
Busca
tenso demais

“Clima pesado” e xingamentos marcam reunião que discute conduta de vereador

25 Out 2013 - 15h10Por Campo Grande News

Clima tenso, debates acalorados e xingamentos marcam a reunião do Conselho Estadual da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) que discute a conduta do presidente Júlio Cesar Souza Rodrigues em firmar contrato de trabalho com o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). O encontro teve início às 9h30 desta sexta-feira (25), segue a portas fechadas e deve terminar no final da tarde. Poucos conselheiros se dispõem a comentar sobre o assunto.

“O presidente presta esclarecimentos, em minha opinião, de forma satisfatória. Mas ele [Júlio Cesar] enfrenta investida de conselheiros e de ex-presidentes que ainda insistem em questionar a sua conduta ao entabular esse contrato com a prefeitura”, disse o conselheiro José Belga Trad.

Apesar de a reunião discutir o contrato entre o presidente da OAB/MS e a prefeitura, só o Conselho Federal da Ordem poderá deliberar sobre o futuro de Júlio Cesar. Para o advogado Luiz Carlos Saldanha, que também integra o conselho formado por 32 pessoas do Estado, este é o momento do presidente prestar contas e expor os fatos.

“São dois pontos que foram colocados pelo Conselho Federal: que nenhuma atitude pode ser tomada aqui e que o processo está sob sigilo”, explicou. Saldanha ainda lembrou que as deliberações de hoje não podem ser divulgadas para a sociedade, uma vez que há sigilo. “Também não se pode fechar juízo de valor sobre o caso. A Seccional não pode fazer julgamento”.

O advogado Wilson Coelho avalia que o momento é ótimo para a Ordem esclarecer os fatos à classe. “Não há o que questionar os contratos dele, mas sim os atos. É preciso, nessa relação, ter um divórcio entre o homem advogado e o presidente da Ordem. Mas ambos podem agir paralelamente”, opinou.

Coelho ajuizou que o advogado pode trabalhar da maneira que quiser, mas enquanto presidente da Ordem tem que pensar de forma a proteger o cargo que ocupa. “A conduta do cidadão afeta o cargo que pediu para ser eleito. É um dever de transparência”, afirmou.

Demais profissionais do Direito que participam da reunião ressaltam que todos os conselheiros estão dando contribuições no debate. Entre os presentes é unanime a ideia de que nenhuma informação pode ser antecipada. “Podemos sofrer sanções, já que é um processo ético”, afirmam.

O Conselho Federal analisa a conduta de Júlio Cesar em firmar contrato com a prefeitura de Campo Grande. Advogados da oposição pediram a investigação. Ontem (24), o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David Oliveira Gomes, determinou a Júlio Cesar e Bernal que expliquem o contrato.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Policial
Água com espuma branca teria sido usada para atacar homem
FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIA VICENTINA - SAÚDE COM QUALIDADE
Com atenção à pessoa autista, Prefeitura promove inclusão e começa acolher as famílias em Vicentina
PRESIDENTE DA ACIFAS - VITOR DALAN RODRIGUES FÁTIMA DO SUL - PALAVRA DO PRESIDENTE
"Com a benção d'Ele, ninguém segura", diz presidente da ACIFAS de Fátima do Sul
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS apresenta projetos de desenvolvimento econômico, social e de meio ambiente na Alems
FOTOS: ASSESSORIA JATEÍ - TRABALHOS LEGISLATIVOS
Câmara Municipal inicia trabalhos legislativo com Sessão Solene em Jateí, veja algumas FOTOS

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Anedina de Andrade, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento