Inaugurado em 28 de março de 2022, o Bioparque Pantanal chega ao seu terceiro ano de funcionamento consolidado como um dos maiores empreendimentos turi-científicos do Brasil. Com uma proposta inovadora que alia turismo, educação ambiental, pesquisa, conservação, inclusão, inovação, cultura e lazer, o espaço já recebeu mais de um milhão de visitantes e tornou-se um símbolo de transformação e compromisso com a biodiversidade.
“Hoje, podemos dizer que esse espaço vai além de um atrativo turístico, ele é uma ferramenta poderosa para despertar a consciência ambiental e promover mudanças positivas na sociedade”, destaca Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque.
Desde sua inauguração, o Bioparque Pantanal tem se firmado como um espaço de aprendizagem e conexão com a natureza. Por meio de visitas, exposições interativas e projetos científicos, o local cumpre sua missão de sensibilizar o público sobre a importância da conservação dos ecossistemas aquáticos.
Além disso, o Bioparque mantém parcerias com instituições de pesquisa e universidades para o desenvolvimento de estudos voltados à biodiversidade do Pantanal e de outros biomas brasileiros. Atualmente, o espaço conta com 458 espécies, já reproduziu mais de 80 espécies, entre elas, espécies ameaçadas de extinção e foi um recomeço de vida para animais que não podem mais ser reinseridos na natureza, garantindo qualidade de vida e bem-estar.
Turismo e economia
O sucesso do Bioparque também se reflete no turismo de Mato Grosso do Sul. O empreendimento se tornou um dos principais atrativos de Campo Grande, movimentando setores como hotelaria, gastronomia e comércio local.
“Temos trabalhado para fortalecer nossa relação com o trade turístico e oferecer capacitações constantes. O objetivo é que Campo Grande se consolide ainda mais como um destino turístico, com o Bioparque Pantanal sendo um grande atrativo para visitantes do Brasil e do mundo”, explica Balestieri.
Outro grande destaque do Bioparque Pantanal é seu compromisso com a inclusão. Por meio do projeto “Bioparque para todos - Iguais na Diferença”, o espaço conta com acesso a elevadores, intérpretes de libras, tecnologias assistivas como tabletes com audiodescrição e tradução em libras, espaço Biotátil – espaço exclusivo para experiência tátil – guia de visitação, material didático e identificação dos tanques em braile, cotas diárias e canal exclusivo para PCD’s, sala de acomodação sensorial, disponibilização de cadeiras de rodas, abafadores de ruídos e cordão universal de deficiências ocultas, dentre outros recursos à disposição.
“O Bioparque é um lugar onde todas as pessoas podem viver experiências inesquecíveis, independentemente de suas condições físicas ou intelectuais. Queremos garantir que cada visitante tenha acesso ao conhecimento e à beleza da nossa biodiversidade”, reforça a diretora, autora do projeto.
Futuro promissor
Para os próximos anos, o Bioparque Pantanal pretende expandir suas ações de pesquisa e educação, investindo ainda mais em tecnologia e inovação.
Bioparque firmou parceria com Fecomercio MS e Senac MS durante jornada científica. Foto: Lara Miranda
Acreditando na importância do turismo sustentável, o empreendimento deu um grande passo firmando parceria com a Fecomércio e com o Senac MS para início do processo de Certificação Internacional de Sustentabilidade desenvolvida pela fundação holandesa Green Destination, referência global em turismo sustentável.
A assinatura do documento de parceria foi realizada durante a III Jornada de Pesquisa e Tecnologias, evento em comemoração ao aniversário do Bioparque. “Nosso compromisso é continuar inovando e ampliando nossa atuação. O Bioparque Pantanal ainda tem muito a oferecer para a sociedade e para a ciência. Seguiremos firmes nessa missão de inspirar, educar e conservar”, conclui Balestieri.
Ainda segundo a gestora, com três anos de história, o Bioparque Pantanal prova que é possível aliar turismo, ciência e preservação ambiental de forma eficiente e impactante. “Mais do que um espaço de lazer, ele se consolida como um verdadeiro laboratório vivo, onde o conhecimento floresce e a natureza ganha voz”, conclui.
Rosana Moura, Comunicação Bioparque Pantanal
Foto: João Paulo Gonçalves e Lara Miranda
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Com atenção para a inclusão, Prefeitura reabre o Projeto Conviver em Vicentina

Por Vicentina, autoridades buscam recursos com deputado para fortalecimento da agricultura e saúde

Detran por Elas terá ações nas 11 regionais e canal de acolhimento e denúncia para mais de 500 servi

Abertas inscrições para Programa Raças e Etnias de MS e Selo ERER para escolas da REE

Protagonistas na democracia em MS provam que lugar de mulher é na política
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede da Sandra Regina, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Confira os 11 ganhadores dos R$ 15 mil reais dos 23 anos do Jorge Mercado em Fátima do Sul

Médico morre após passar mal em sua residência

Joana Yoshida Bezerra coloca Fátima do Sul no topo em concurso nacional de desenho e redação
