O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Secretaria de Aviação Civil (SAC), aprovou o projeto de construção do novo terminal de passageiros e cargas do Aeroporto Regional de Dourados – Francisco de Matos Pereira. Com a aprovação, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) está autorizada a dar início ao processo licitatório da obra, que já está em andamento na pasta.
O investimento total está estimado em aproximadamente R$ 39 milhões, sendo parte dos recursos provenientes do Governo Federal e o restante de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul. O novo terminal, com cerca de 3 mil m² de área construída, contará com espaços modernos, incluindo lanchonete e lojas comerciais, além de uma seção contra incêndio (SCI) e uma estação prestadora de serviço de tráfego aéreo (EPTA).
Segundo o superintendente de logística da Seilog, Derick Machado, "a cidade de Dourados pode esperar uma transformação significativa e moderna no setor aeroportuário que atenderá as demandas atuais e futuras do tráfego aéreo, proporcionando aos passageiros uma experiência mais confortável e eficiente".
As melhorias no aeroporto fortalecem o papel de Dourados como um polo estratégico de logística, conectividade e desenvolvimento no estado. O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento econômico do estado e para geração de emprego e renda.
"Esse novo terminal consolida Dourados como um polo de integração logística em Mato Grosso do Sul, facilitando o acesso e ampliando as possibilidades de negócios e turismo", frisou.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a obra é essencial para alavancar o turismo e o desenvolvimento econômico da região. "Dourados tem um grande potencial turístico para ser desenvolvido. A abertura do aeroporto vai fazer girar a economia local, inserindo a cidade como protagonista da região Centro-Oeste. Temos aplicado cada vez mais investimentos para ampliar nossa malha aérea e permitir que o turista conheça as belezas do nosso país".
Com a aprovação e os investimentos garantidos, o novo terminal promete trazer agilidade, modernidade e conforto aos passageiros, consolidando Dourados - a segunda maior cidade do Estado – como um importante centro de integração no Mato Grosso do Sul e no Centro-Oeste.
Fazem parte do objeto do contrato as seguintes edificações: uma Central de Utilidades (caixa d' água, casa de força, etc.), com 183,47 m²; um Depósito de Resíduos Sólidos, com 54,96 m²; uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), com 96,73 m²; uma Sessão de Combate à Incêndio, com 368,11 m²; e o Terminal de Passageiros, com 2.655,37 m².
Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
*com informações do Ministério de Portos e Aeroportos
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Energia gratuita para 60 milhões de pessoas, Ministério vai propor isenção, veja se você se enquadra

André Puccinelli: 'Prefeito Cléber, de Vicentina, já desponta como um dos melhores do Estado de MS'

Barbosinha assume temporariamente Governo de MS e reforça continuidade das ações no Estado

Com inovações e lançamentos, Mato Grosso do Sul marca forte presença na WTM LA 2025

Assomasul encerra mais uma jornada de capacitação com mais de 400 servidores
Mais Lidas

Começa hoje a 26ª EXPOAD em Deodápolis com show de João Bosco e Vinícius

Identificada a jovem de 25 anos que morreu em grave acidente

Andarilho tentava atravessar BR-163 quando foi atropelado: 'Só vi um vulto', diz motorista

De HOJE até domingo veja a programação da Expogrande e RODEIO e SHOWS na Expoad em DEODÁPOLIS
