O estádio José Cândido dos Santos Virote, o Virotão, está sendo preparado para receber a população na despedida do deputado Onevan de Matos (PSDB). Pelo menos 400 cadeiras foram colocadas no gramado, respeitando o distanciamento social. A previsão é do corpo chegar às 12h no aeroporto de Naviraí e seguir em cortejo no caminhão do Corpo de Bombeiros até o estádio.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai a Naviraí junto com uma comitiva do PSDB: presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, o deputado federal Beto Pereira e o presidente regional do partido, Sérgio de Paula.
A Prefeitura de Naviraí está dando o suporte para organização do local e desde ontem trabalha na limpeza, adequação de banheiros, colocação de tendas e das cadeiras. Todos os portões de entrada do estádio estarão abertos para acesso ao público. Segundo o prefeito, Dr. José Izauri Macedo (DEM), haverá controle para que não haja aglomeração.
Onevan à mesa da Presidência da Assembleia ao lado do assessor Fernando. (Foto: Arquivo Pessoal)
"Estarei lá para me despedir do nosso deputado que tem uma extensa folha de serviço prestado tanto ao município quanto ao estado. Começou desde muito cedo e trabalhou por muito tempo como parlamentar. Ele tem uma história muito importante no nosso Estado, temos que prestigiar este último momento", disse Izauri.
Uma banda composta por crianças e adolescentes do município fará uma apresentação como homenagem.
Despedida - Onevan de Matos tinha 77 anos, morreu nessa sexta-feira (13), foi vítima de infarto durante cirurgia de cateterismo. O corpo será sepultado no cemitério municipal de Naviraí ainda hoje. "No município ao qual dedicou os últimos 45 anos de vida. Ele fazia este caminho Campo Grande - Naviraí três vezes por semana", diz o assessor e amigo, Fernando Ortega.
Em Naviraí desde quinta-feira, o assessor conta que foi para a cidade acompanhar as eleições e hoje enxerga uma cidade consternada. "A cidade está num estado de consternação muito grande, porque ele era uma pessoa, uma liderança nata e o trabalho dele tinha marcas muito fortes aqui em Naviraí, parte da população sempre o amou muito", diz.
Dedicatória de Fernando a Onevan, em um porta-retrato dado ao deputado em 2004. (Foto: Arquivo Pessoal)
As idas do deputado a Naviraí incluíam trabalhar no escritório do município no atendimento à população. "As pessoas, principalmente, as mais humildes, toda vez que o poder público batia a porta porque não podia ou por questões burocráticas, essas pessoas vinham até o Onevan, procuravam a casa dele ou o escritório", conta Fernando. A distância entre residência e escritório de Onevan em Naviraí é de 150m.
"Quando ele estava em Naviraí, tinha pessoas na porta, ele atendia o tempo todo. Nunca deixou de atender ninguém, e são essas pessoas que estão muito tristes hoje. Se você olhar nas redes sociais, algumas até o chamavam de pai", detalha.
Foram 18 anos de trabalho e amizade que fizeram com que Fernando Ortega se tornasse, entre jornalistas principalmente, "Fernando Onevan". "A gente viajava aos finais de semana, fazíamos 10, 12 até 15 municípios. Uma das principais marcas dele era poder voltar onde passava, porque ele não deixava compromisso para trás nem correligionário".
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP