A campanha eleitoral em Douradina - pequena cidade no interior de MS - inaugurou uma nova maneira de fazer manifestação política nas eleições deste ano. É a caminhata, que mistura a presença de manifestantes andando a pé e outros em seus carros, formando uma verdadeira procissão pelas ruas da cidade.
Nesta campanha, a cidade testemunhou pelo menos três caminhatas, sendo que a mais recente aconteceu na tarde de sábado, dia 7. Enfileirados, carros e pedestres percorrem as principais ruas da cidade, num percurso que dura em média uma hora e meia e cerca de três quilômetros dentro do perímetro urbano.
A caminhata na campanha foi adotada pela coordenação da coligação Douradina para Todos (PSL/Podemos) e, segundo ela, a quantidade de pessoas foi aumentando a cada manifestação programada. "Como temos um grande número de apoiadores que não possuem carros e querem participar da campanha publicamente, adotamos a caminhata para incluir todos eles em nossos eventos de rua", informou o coordenador Robinho Honorato.
A estratégia de fazer manifestação mista, com pedestres veículos, acabou servindo de modelo para outras cidades, principalmente às mais próximas como Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul. "Com poucos recursos para grandes eventos, estamos usando a criatividade para colocar a campanha na rua. E os apoiadores que vão de carro não são reembolsados com combustível", observou o coordenador.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar