Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CASOS DESAFIADORES

Trabalho de peritos papiloscopistas de MS é referência para o País

17 Fev 2024 - 14h56Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

Em 5 de fevereiro é celebrado o Dia do Perito Papiloscopista. No Estado de Mato Grosso do Sul, estes profissionais tem uma missão diária de comprometimento com o trabalho, contribuindo com a investigação criminal da Polícia Judiciária,  bem como colaborando com a sociedade em geral com a identificação civil das pessoas e perícia necropapiloscópica em situações emblemáticas. No último ano, a perícia papiloscópica de MS encarou situações extremamente difíceis, mas garantiu a solução do problema. "Pode se dizer que o desafio move nossa profissão, em função do grau de dificuldade que temos encarado e o empenho para entregar a missão concluída", afirma Danielle Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (Sinpap/MS).Entre as atribuições da carreira existe uma que é fundamental, que é a coleta de impressões digitais de pessoas vivas ou mortas para fins de identificação papiloscópica civil ou criminal. Este trabalho é para comparar impressões papilares e realizar as buscas no arquivo datiloscópico e sistemas automatizados de identificação de impressão digital, inclusive em cadáveres, com a consequente elaboração do laudo necropapiloscópico. Esse processo, embora técnico, vai além da simples coleta de dados. "É uma busca pela verdade, uma chave para desvendar identidades, garantir que a justiça seja feita e devolver um ente à sua família. É um trabalho que exige precisão, paciência e profundo conhecimento", afirma Danielle, "A perícia de identificação não é apenas um procedimento, é uma missão vital que toca a essência da nossa sociedade", completa.

Solução de casos desafiadores - Um caso que ilustra a complexidade e importância do trabalho desafiador da perícia papiloscópica foi a identificação de um corpo mumificado (endurecido e seco) encontrado em Campo Grande, há cerca de um ano. Isso evidencia a complexidade e a importância dessa tarefa. Com base na requisição da autoridade policial para a identificação necropapiloscópica, uma equipe de peritos papiloscopistas mostrou empenho e dedicação no emprego de técnicas para garantir o cumprimento da missão. Depois de diversas tentativas, foi usada glicerina, deixando a amostra hidratar por 12 horas. Após este processo minucioso por conta do estado do corpo, foi  usada tinta preta pra coletar em suporte secundário azul a impressão digital em condições de análise, confronto e identificação.Outro caso emblemático para o trabalho e identificação dos peritos papiloscopistas foi o de um cadáver encontrado em avançado estado de decomposição no município de Rio Negro, que foi levado para o Núcleo de Identificação de Coxim. Num cenário desafiador, apareceu a determinação da perita papiloscopista do caso em dar respostas e fazer justiça. O detalhe crucial estava na epiderme do polegar esquerdo, a parte mais preservada. Com precisão cirúrgica, foi coletada a impressão digital e aplicada técnicas de hidratação e restauração para revelar a identidade oculta pelo tempo e pelas circunstâncias. O resultado trouxe paz e encerramento para as famílias envolvidas, além de evidenciar o profissionalismo da perita. 

O caso mais recente e de extremo grau de dificuldade aconteceu no dia 6 de fevereiro, em Campo Grande. Un individuo invadiu uma subestação de energia elétrica e sofreu descargas elétrica de alta tensão, que provocaram morte instantânea e deformações em seu corpo, que ficou totalmente carbonizado. O cadáver foi examinado pelos peritos papiloscopistas, na ocasião foi identificada a incidência de agente térmico causando a carbonização de toda a pele, o que não impossibilitou a aplicação de outras técnicas realizadas pelos especialistas em identificação humana. 

Após o tratamento adequado, foi possível realizar a coleta das impressões digitais e posteriormente definir a identidade do cadáver através da perícia necropapiloscopica.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Corpo de Bombeiros Militar os anjos da guarda de Fátima do Sul
Alívio para familiares após localização do corpo no Rio Dourados: Angústia chega ao fim
Angústia nas margens do Rio Dourados: familiares e populares esperam por respostas
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Jovem morta em acidente é identificada e amigos se despedem nas redes sociais em Glória de Dourados
Corpo de Bombeiros intensifica buscas no Rio Dourados em Fátima do Sul

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL - AFOGAMENTO
Homem desaparece no Rio Dourados ao salvar criança em princípio de afogamento
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Jovem morta em acidente é identificada e amigos se despedem nas redes sociais em Glória de Dourados
Policial
Jovem de aproximadamente 20 anos morre em grave acidente na Rua da Cassava, em Glória de Dourados
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Gilmar de Souza Gonçalves, Paz Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Policial
Corpo de Bombeiros intensifica buscas no Rio Dourados em Fátima do Sul