Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Policial

Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS conquista liminar garantindo direito de filiado acumular

Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS conquista liminar garantindo direito de filiado acumular dois cargos efetivos

8 Mai 2024 - 11h21Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

O Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (SINPAP/MS) impetrou mandado de segurança, com pedido de liminar,   em favor de um filiado para que acumular dois cargos efetivos, sendo o de perito papiloscopista e o outro de professor da rede estadual de ensino. A ação foi vitoriosa, com a justiça garantindo o direito do trabalhador.

A ação do sindicato se deu após a Coordenadoria Geral de Perícias, ter indeferido pedido administrativo do servidor para acumular os cargos, com a justificativa  de que o cargo de perito papiloscopista seria em “regime de dedicação exclusiva” e que não se enquadraria nas hipóteses previstas na Constituição Federal. O caso então foi remetido ao Conselho de Recursos Administrativos de Servidores do Estado (CRASE), que também deu parecer contrário ao trabalhador.

Em suas razões, a Procuradoria-Geral do Estado, através do CRASE , declarou que o cargo e função desempenhadas pelo perito papiloscopista não se afiguraria como técnico ou científico, e via de consequência, seria inacumulável com o cargo de professor ou mesmo com outro cargo público. Por se tratar de cargo “burocrático”.

As decisões contrárias levaram o servidor acionar o Sinpap/MS, que através de sua assessoria jurídica garantiu o direito de seu filiado. O Tribunal de Justiça do Estado de MS concedeu liminar para que a autoridade coatora suspenda o ato lesivo, assegurando ao servidor, além da manutenção do seu cargo como perito papiloscopista, o direito de exercer cumulativamente também o cargo de professor, no qual foi aprovado por meio de concurso público.

O Tribunal deferiu a liminar até o julgamento do mérito do mandado e, no mérito, pela concessão da segurança para ser declarada ilegal a decisão que considerou ilícita a acumulação do cargo de perito papiloscopista com o de professor, bem como ser considerada legal a posse do impetrante para o Cargo de Professor da Carreira Profissional de Educação Básica do Estado de MS.

“No caso, em um juízo perfunctório inicial, o impetrante demonstrou que exerce a função de Perito Papiloscopista, que é essencialmente técnico, porquanto o cargo exigia qualificação de nível superior, bem como que foi aprovado no processo seletivo para o cargo de Professor. Assim, reputa-se como lícita a cumulação de cargos, segundo art. 37, XVI, “b”, da Constituição Federal. Ademais, a própria legislação de regência da carreira funcional do servidor admite a possibilidade de acumulação dos cargos pertinente à Polícia Civil com as funções de ensino, nos termos do art. 41, §1º, da Lei Complementar n. 164/2012”, ressalta trecho da decisão.

Ao comentar a decisão do Tribunal de Justiça de MS, a perita papiloscopista Danielle Bueno, presidente do Sinpap/MS, afirma que a decisão valida as inúmeras sentenças jurisprudenciais de que o cargo de perito papiloscopista é um cargo técnico científico, uma vez que que se trata de um  perito oficial de natureza criminal. “Em função deste entendimento já pacificado em várias instâncias judiciais, é assegurado o direito de acumular cargo de natureza técnico-científica com o de regência”, pontua Daniela.

A presidente destaca ainda a atuação da assessoria jurídica por meio escritório Kohl Advogados Associados, pelo êxito em mais uma demanda. “O SINPAP/MS continuará atento e vigilante quanto aos direitos e prerrogativas dos peritos papiloscopistas, que são Peritos Oficiais em Identificação”, sentencia a dirigente.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Homem desaparece no Rio Dourados ao salvar criança em princípio de afogamento
FOTO: ILUSTRATIVA CRIME
CRIME: Homem é assassinado com três tiros em festa
Imagem: Redes Sociais / Nova News TRAGÉDIA
TRAGÉDIA: Empresário cai em lagoa e morre afogado
FOTO: REDES SOCIAIS DESAPARECEU
Família procura cabo do Exército desaparecido há 11 dias
Imagem ilustrativa / Silas Lima
Mãe tentou ressuscitar filha de 10 anos encontrada morta

Mais Lidas

Policial
Homem desaparece no Rio Dourados ao salvar criança em princípio de afogamento
FOTO: REDES SOCIAISDESAPARECEU
Família procura cabo do Exército desaparecido há 11 dias
Reprodução/FacebookFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Morte de estudante comove moradores e Escolas divulgam Nota de Pesar em Fátima do Sul
Imagem ilustrativa / Silas LimaPolicial
Mãe tentou ressuscitar filha de 10 anos encontrada morta
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Gilmar de Souza Gonçalves, Paz Oliveira informa sobre velório e sepultamento