Moradores de uma condomínio no bairro Monte Castelo, em Campo Grande, passaram por momentos de sufoco e indignação na noite desta terça-feira (8), após um poste de energia pegar fogo. O incêndio ameaçou atingir uma casa próxima e, com a inércia dos bombeiros e da concessionária de energia, os próprios vizinhos precisaram agir para evitar o pior.
Conforme Camila de Afonseca, sindica do condomínio Figueira II, o poste que pegou fogo fica na Rua Franjinha, em frente à entrada do residencial. O incêndio teria se iniciado por volta das 19h30, sendo visto pelos vizinhos.
Preocupados, Camila conta que eles ligaram para o Corpo de Bombeiros, porém, os militares teriam informado aos moradores que a responsabilidade seria da Energisa, concessionária de energia. Eles, então, ligaram para a empresa, que, jogou novamente o caso aos bombeiros.
Foram várias ligações, afirma, porém, sem nenhuma ação por parte das duas instituições. Com o passar do tempo e com o incêndio aumentando, o fogo começou a migrar para a fiação que faz a ligação elétrica para a casa ao lado.
Com uma ameaça crescente de que o imóvel fosse incendiado e sem apoio das autoridades, os moradores resolveram agir. "No desespero e correndo riscos, utilizamos extintores dos condomínios e fizemos o que foi possível e ainda nos colocando em risco para tentar apagar o fogo", conta Camila.
Pedaços de fios arrebentados e derretidos caiam em chamas no meio da rua, quase acertando motociclistas e arriscando acidentes de trânsito, afirmam. Na tentativa de evitar que alguém se ferisse, eles ainda teriam bloqueado parcialmente o local com cones, para sinalizar a via.
Apenas horas depois que a concessionária de energia compareceu ao local, dizem os moradores indignados. "Quando começamos a falar em risco de vida por acidentes, já que a fiação estava rompendo e ficando pendente na rua, e ameaçamos com ação judicial coletiva, a Energisa apareceu".
Segundo os condôminos, uma equipe foi enviada até o local, porém sem equipamentos adequados para o controle das chamas. "Os eletricistas da equipe foram muito atenciosos e prestativos, mas eles não tinham extintores suficientes para conter o fogo e não conseguirem restabelecer a energia 100%. Tivemos que emprestar extintores dos condomínios, porque o extintor deles era muito pequeno".
Camila conta que os profissionais ficaram no local até cerca de meia-noite, quando a energia voltou parcialmente, em meia fase. A previsão dada pela empresa é que o problema seria solucionado até as 15 horas desta quarta-feira.
"Até o momento estamos sem energia nos condomínios e alguns só meia fase. Alguns moradores relataram que eletrodomésticos estão sem funcionar desde ontem. A energia está oscilante ainda", conclui a moradora.
A Energisa foi procurada, bem como o Corpo de Bombeiros, porém, até o momento não responderam sobre o caso.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar