Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 25 de outubro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CONQUISTA HISTÓRICA

Reconhecimento e reparação: Peritos papiloscopistas celebram conquista histórica

24 Out 2024 - 21h04Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

Projeto de lei aprovado as 10h57m desta quinta-feira na Assembléia Legislativa de MS corrigiu uma distorção histórica na relação de trabalho de uma das principais categorias da Polícia Civil, que são os peritos papiloscopistas. É a união das carreiras do Executivo de Perito Oficial Forense: dos cargos Perito Papiloscopista e Perito Criminal.

A votação aconteceu com a efetiva participação da categoria, da capital e dos municípios do interior do Estado. O clima era de satisfação e entusiasmo pela conquista, que pode também, no futuro, corrigir distorções em termos de remuneração salarial.

"Hoje é, de fato, um marco significativo para a categoria dos peritos papiloscopistas do MS, com a alteração da Lei Complementar 114/2005, que é um passo importante para o reconhecimento da categoria. A inclusão dos cargos de Perito Papiloscopista e Perito Criminal em uma mesma carreira, devido ao fato de ambos pertencerem à estrutura da Perícia Oficial Forense, reflete uma demanda antiga da categoria, que agora está solucionada", observa Danielle Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (SINPAP/MS).FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS"A aprovação representa não só o reconhecimento da importância da categoria para a perícia oficial forense, mas também uma correção histórica de uma distinção que, por muito tempo, prejudicou a valorização adequada dos peritos papiloscopistas", declara Danielle. 

Conforme a dirigente, o reconhecimento lícito da demanda por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE/MS), da Advocacia Geral da União e do Supremo Tribunal Federal reforçam a validade e importância dessa medida. "O reconhecimento da condição de perito oficial demonstra o entendimento das instâncias jurídicas superiores sobre a necessidade de corrigir essa discrepância, valorizando o trabalho dos peritos papiloscopistas no contexto da perícia criminal", declara.

Danielle Bueno faz questão de destacar a atuação do deputado delegado Caravina e da deputada Mara Caseiro, definida como foi crucial nesse processo. "O empenho de ambos na interlocução entre a categoria, o Poder Executivo e a Assembleia Legislativa foram fundamentais para que o projeto de lei chegasse à Casa de Leis", testemunha a presidente. 

Além de citar os dois parlamentares, a presidente foi incisiva em agradecer o governador Eduardo Riedel pela sensibilidade em acatar a demanda da categoria e transformar em projeto de lei para ser apreciado pelos deputados. " O SINPAP, sindicato que representa os peritos papiloscopistas, expressa seu agradecimento ao governador e a todos parlamentares envolvidos na aprovação desta lei, que representa uma conquista histórica".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: DHIONE TITO / FÁTIMA NEWS ACIDENTE FATAL
Delegado da Polícia Civil fala sobre acidente que deixou jovem morto no trevo de acesso a Culturama
Fotos: Dhione Tito / Fátima News AGORA - GRAVE ACIDENTE
Grave acidente no trevo de Culturama faz vítimas na noite desta quinta-feira
Delbert Reikin Mendonça Ramalho foi autuado em flagrante na Depac;
'Espantalho' é preso pela Guarda Municipal após furtar bicicleta no Parque dos Ipês
Morador encontra crianças 'brincando' com arma de fogo
Morto em confronto era investigado por emboscada e assassinato em Bela Vista

Mais Lidas

Acidente mobilizou várias equipes do Corpo de Bombeiros e Samu no início da tarde. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)ACIDENTE NAS ESTRADAS
ACIDENTE: Tentativa de ultrapassagem teria causado acidente com 06 vítimas
FOTO: GEONE BERNARDOAlerta Laranja
INMET emite alerta laranja para Dourados e região: chuvas intensas, ventos fortes e risco de granizo
Edson Fernando Crippa, de 45 anos, morreu após ferir várias pessoas a tiros, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do SulPolicial
Tragédia em Novo Hamburgo: Um crime que chocou a comunidade
Jhonatan, Alisson e Valter, que morreram em acidente. (Foto: Divulgação) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWSTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Jovens de MS mortos em acidente no Paraná viajavam a trabalho
Policial
Bebê afogado em balde ficou sem respirar: 'posto inteiro ouviu o choro quando retomou a consciência'