Nas primeiras horas desta segunda-feira (14), a equipe da Deam (Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher) cumpriu 17 mandados de busca e apreensão e três de prisão como parte da Operação Desarme, que visa combater a violência doméstica, especialmente crimes relacionados ao uso de armas de fogo.
A operação foi detalhada pela delegada da Deam, Eliane Benincasa, que explicou o motivo da ação coordenada. Segundo a polícia, houve um aumento de feminicídios cometidos com uso de arma de fogo.
"Os dois últimos casos de feminicídios foram cometidos com o uso de arma de fogo, embora isso não seja comum em crimes de feminicídio. Em 90% dos casos, há o uso de faca, que é um instrumento doméstico e geralmente o crime ocorre dentro de residências, o que facilita o uso desse tipo de arma."
De acordo com a delegada, a Operação Desarme busca prevenir crimes mais graves ao retirar armas de circulação e investigar casos de violência doméstica em que há indícios de uso de armas de fogo.
"Hoje, cumprimos três mandados de prisão por violência doméstica e apreendemos uma arma de fogo, junto com seis munições calibre 380. Em outra residência, foram apreendidos dois carregadores e 12 munições calibre 38", detalhou.
A polícia destacou ainda que todos os boletins de ocorrência registrados na Deam incluem questionamentos sobre a presença de armas de fogo, e, caso seja identificado, é feito um pedido imediato para busca e apreensão.
"Hoje, demos andamento a esses mandados que ficaram acumulados, também para fortalecer os inquéritos e, mais do que nunca, trazer uma prevenção de crimes mais graves", declarou Benincasa.
Veja a live do canal Top Mídia News clicando no link abaixo:
https://www.facebook.com/share/v/VYTEQew8HrMFYxEf/
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP