O cão da raça pitbull, que atacou o idoso Dirceu de Carvalho Júnior, de 60 anos, no dia 14 de janeiro, no bairro Los Angeles, em Campo Grande, foi eutanasiado por apresentar sinais e estado avançado da doença da leishmaniose, após permanecer por alguns dias sob supervisão do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
A vítima faleceu quatro dias após ser atacado. Ele chegou a procurar atendimento médico na Santa Casa, local em que ele permaneceu internado por cerca de quatro dias, mas seu estado de saúde agravou após apresentar disfunção hepática e renal e disfunção orgânica múltipla, acarretando no seu falecimento.
Em nota encaminhada para a reportagem, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que responde pelo CCZ, explicou que a escolha da eutanásia também se deu em razão do não aparecimento do tutor do animal, seguindo o que é preconizado pelo SUS.
Conforme o topmidianews, havia também a possibilidade do animal estar com a doença da raiva, porém, segundo a secretaria, o caso foi descartado, pois "não houve manifestação clínica da doença no período protocolar em que o animal ficou em observação".
Conforme noticiado pela reportagem, Dirceu foi mordido no dia 14 de janeiro enquanto saia de casa e não procurou atendimento médico no dia do fato. Segundo o boletim de ocorrência, o filho da vítima explicou na delegacia que seu pai havia sido mordido na mão direita.
O caso foi registrado como morte a esclarecer na delegacia de plantão.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP