Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 14 de março de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
miranda

Ônibus escolar indígena é incendiado no interior de Mato Grosso do Sul

28 Nov 2013 - 14h29Por Mídia Max

Um ônibus que realizava transporte de alunos Terena foi incendiado, na madrugada desta quinta-feira (28), em Miranda, região do Pantanal. O ônibus levava diariamente cerca de 30 estudantes do ensino fundamental e médio de toda a terra indígena Cachoeirinha. O veículo estava vazio. Ninguém ficou ferido. Indígenas temem que o ataque esteja relacionado às ameaças de fazendeiros da região. As informações foram publicadas em matéria no site do Conselho Indigenista Missionário.

De acordo com a matéria, o veículo estava estacionado na frente da casa do motorista, que presta depoimento à Polícia Civil na manhã de quinta. Segundo informações colhidas por lideranças de Cachoeirinha, o responsável pelo veículo acredita que o ônibus tenha sido intencionalmente incendiado com gasolina durante a madrugada.

"Ele [responsável pelo transporte] ligou pra mim e falou: 'eu não tenho problema com ninguém, não tenho concorrente. Por que alguém faria isso?'. E tem essas ameaças dos fazendeiros do dia 30. Então estamos muito preocupados com essa situação", explica o cacique da Cachoeirinha, Adilson Terena ao Conselho.

No início do mês, o vice-presidente da Acrissul, Jonatan Pereira Barbosa, anunciou publicamente durante uma audiência com senadores que "se no dia 30 de novembro nada for feito para dar segurança e paz à região, haverá derramamento de sangue”. Durante uma invasão de 150 fazendeiros à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), uma participante do protesto gritou a indígenas: "o dia 30 está chegando (...), e rogo uma praga a vocês: morram. Morram todos!"

"Dois anos atrás incendiaram um ônibus nosso com os alunos dentro", relembra o cacique. Em 4 de junho de 2011, um ônibus que transportava cerca de 30 estudantes Terena foi atacado com pedras e coquetéis molotov. Seis pessoas sofreram queimaduras e quatro foram internadas em estado grave. A estudante Lurdesvoni Pires, de 28 anos, faleceu, vítima de ferimentos causados pelas queimaduras. Na época, lideranças Terena creditaram o ataque a fazendeiros da região, no contexto da disputa pela demarcação das terras indígenas.

"Agora, os alunos estão com medo de ir para a escola. Diante do que já aconteceu, e diante dessas ameaças do dia 30, estamos muito preocupados. Esperamos que dessa vez isso tudo seja realmente investigado", conclui ao Conselho.

 

 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto de capa: Everton Gentil/SED/Arquivo ESCOLA SEGURA NO MS
Escola Segura, Família Forte: educação e segurança unidas para proteger e transformar gerações
JATEÍ - CENTRAL GRATUITA
Fale conosco: Nova central telefônica garante ligação gratuita para a Prefeitura de Jateí
Policial
Polícia Civil de Fátima do Sul e Vicentina prende traficante e desativa ponto de drogas
Polícia encontra corpo de idoso, vítima de latrocínio em Novo Horizonte do Sul
Autores presos na sede do SIG em Dourados; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia
Polícia localiza corpo de idoso vítima de latrocínio; 4 jovens são presos

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVO EM FÁTIMA DO SULFÁTIMA DO SUL - PROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre inscrições para PROCESSO SELETIVO com diversas vagas em Fátima do Sul, CONFIRA
FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWSVICENTINA - NOTÍCIA BOA
REFIS: Prefeitura concede até 100% de desconto em juros e multas em débitos municipais em Vicentina
FOTO: SEBRAE/MSPROCESSO SELETIVO SEBRAE/MS
Sebrae/MS abre vagas para processo seletivo com salários de até R$ 6,3 mil
Paulo era apaixonado por aviação / Redes SociaisDESPEDIDA
DOR e DESPEDIDA: Amigos lembram sonho de Paulo ser piloto e lamentam morte do piloto Paulo Crispim
Policial
Polícia Civil de Fátima do Sul e Vicentina prende traficante e desativa ponto de drogas