O Diário Oficial desta terça-feira (3) publicou a promoção de mais de 250 policiais civis do Estado do Mato Grosso do Sul entre Delegados, Investigadores e Escrivães. O ato consolidou uma importante conquista da carreira: a Promoção Meritória, popularmente conhecida por promoção automática.
O projeto da Promoção Meritória teve início ainda no ano de 2013, quando o atual Delegado Geral, Marcelo Vargas Lopes, lutou pelo restabelecimento do critério de antiguidade para promoção à classe especial à frente da chapa Adepol Forte, juntamente com a atual presidente da Associação, Regina Márcia.
O critério de antiguidade para promoção à classe especial havia sido suprimido por alteração legislativa no ano de 2010, quando a lei passou a prever apenas a modalidade “merecimento” como critério para se atingir a classe especial da carreira.
No ano de 2015, uma nova alteração legislativa retomou os critérios de antiguidade e merecimento, alternadamente, para promoção à classe especial, que culminou na publicação de ontem, consolidada como sendo a primeira promoção “automática” da Polícia Civil.
O Governo do Estado, juntamente com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, promoveu cerca de dez Delegados, 14 Escrivães e 185 Investigadores a Classe Especial, além outros três Delegados, dois Escrivães e 57 Investigadores para 2ª Classe.
Para o Delegado Geral, Marcelo Vargas, esse é um momento de recordar e agradecer tanto as conquistas retomadas, quanto as novas. “É momento de júbilo, é momento de agradecer”, falou o Delegado Geral enquanto parabenizava os colegas por essa promoção que é histórica.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar