De tempos em tempos, novas modalidades de golpes vão surgindo por aí. Os bandidos têm usado de muita audácia e tecnologia para lesar os cidadãos. Em Fátima do Sul, nos últimos dias, várias de pessoas procuraram a Delegacia de Polícia Civil, vítimas do crime. Os bandidos ligam, a maioria das vezes de outros Estados e no celular da pessoa a bina mostra que é o telefone da agência da vítima.
Segundo informações obtidas pelo Portal GD, no último fim de semana, um idoso de 72 anos, morador do munícipio, foi mais uma vítima dos criminosos e teve prejuízo de cerca de R$25 mil reais. Ao procurar a Delegacia de Polícia Civil, ele relatou a nossa reportagem que na semana passada recebeu uma ligação, supostamente da Central de Atendimento da Agência da Caixa Econômica Federal da cidade. "No meu celular apareceu o número da agência, 3467-7200, e por isso, acreditamos no que a tal atendente falou e fizemos o procedimento, quando fui ver hoje, segunda feira (13), tinham feito um empréstimo de mais de R$30 mil e já tinham realizado cinco Pix de R$5 mil cada", disse ele.
Ao procurar a agência da Caixa, ele foi informado pelo gerente local, que o banco não realiza o procedimento de tal forma. Um comunicado foi emitido para alertar os clientes (imagem abaixo).
Segundo o delegado da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Fátima do Sul, Dr. Cristiano André Hein, a ação criminosa de "mascarar" o telefone para a bina mostrar o contato da agência é possível e os bandidos tem se aproveitado disso, sendo que vários cidadãos do município e região foram vitimas de golpistas somente neste início de ano. "Várias pessoas caíram e acreditamos que pode haver mais", comentou ele.
Golpe da falsa central de atendimento: Como eles acontecem?
Para evitar dores de cabeça, fique em alerta com o golpe da falsa central de atendimento. Tudo começa com uma ligação. O "atendente" informa ser da Central de Atendimento do seu banco, e daí em diante os golpistas entram em ação.
Para ganhar a confiança da vítima, o falso atendente confirma até mesmo dados pessoais como nome completo, e-mail, telefone ou data de nascimento. E não para por aí: além do golpista ter dados pessoais, o número de telefone que faz a ligação é da central de atendimento do seu banco.
E daí em diante, o medo, o senso de urgência e até a preocupação em ter a conta bancária bloqueada ou perdas financeiras, faz com que a vítima forneça dados como número do cartão, código de segurança ou até mesmo a senha de aplicativos.
A ligação inicial que parece ser da Central de Atendimento do seu banco, na verdade, não passa de um golpe. Os golpistas utilizam lábia, tecnologia e termos técnicos para convencer a vítima a passar dados sigilosos.
Essas ligações são feitas por programas ou aplicativos que simulam ser da própria central de atendimento. Sem contar que, quando as vítimas ficam desconfiadas, os golpistas pedem para retornar a ligação para o banco. Entretanto, a ligação fica presa e retorna para a central de atendimento falsa.
Saiba como se prevenir do golpe da falsa central de atendimento
É importante estar atento e lembrar que os bancos não telefonam para os clientes para atualizações de segurança ou até mesmo confirmação de dados pessoais. Geralmente, essas atualizações costumam ser automáticas, e os bancos não solicitam dados como senha de cartões ou aplicativos durante os contatos receptivos.
Recebeu o contato da falsa central de atendimento? Ligue imediatamente para o banco! Mas não se esqueça, a ligação pode ficar presa no contato anterior. Por isso mesmo, o contato deve ser realizado por outro telefone.
É importante saber também que o seu banco onde você é cliente não solicita a instalação de aplicativos não oficiais, essa é só uma forma dos golpistas conseguirem acessar seus dispositivos para o roubo de informações. E não custa lembrar: nada de realizar transferências bancárias ou PIX para terceiros que não sejam pessoas próximas de você ou que estejam em tratativas oficiais reconhecidas por você.
Se você foi vítima desse golpe ou conhece alguém que foi, não deixe de informar ao banco para que as medidas necessárias sejam tomadas e compartilhe essas informações de segurança com pessoas próximas para que fiquem alertas.
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