Na tarde desta terça-feira (22), um caça F-5EM Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em Parnamirim, na Grande Natal, Rio Grande do Norte. O acidente ocorreu em uma área de mata nas proximidades de condomínios residenciais. A aeronave fazia parte da frota enviada à região para participar da CRUZEX, um exercício aéreo multinacional programado para o início de novembro. A FAB confirmou a queda do avião, e, de acordo com informações preliminares, o piloto conseguiu se ejetar com segurança após identificar problemas nos motores da aeronave.
Veja abaixo o vídeo do Cruzex 2024
Moradores da área relataram o estrondo no momento da queda e registraram a densa nuvem de fumaça que rapidamente se formou. Jocaff Souza, jornalista e residente de um bairro próximo, descreveu o impacto como algo fora do comum: "Foi um estrondo muito alto. Os aviões têm passado frequentemente por aqui devido aos treinamentos da CRUZEX. A Base Aérea de Natal fica muito próxima".
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou duas equipes ao local para conter o incêndio que se espalhou pela vegetação após o acidente. Até o momento, não há informações sobre danos materiais nos condomínios próximos.
Veja abaixo o vídeo do momento do acidente com o avião da FAB no Rio Grande do Norte:
A CRUZEX é um exercício aéreo que envolve diversas forças internacionais e aeronaves da FAB, como os caças F-39 Gripen, F-5M e AMX A-1, além de aviões de transporte como o KC-390 e o C-105 Amazonas, que já se encontram na Base Aérea de Natal em preparação para o evento, que ocorrerá de 3 a 15 de novembro.
A FAB deve abrir uma investigação para apurar as causas do acidente, mas os treinamentos e operações da CRUZEX seguem conforme o cronograma estabelecido.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar