Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 21 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
UNIGRAN DOURADOS

XVI Jornada Acadêmica traz inovações e desafios na carreira farmacêutica

8 Out 2024 - 16h21Por UNIGRAN DOURADOS

A XVI Jornada Acadêmica de Farmácia 2024 da UNIGRAN trouxe aos acadêmicos e profissionais da área uma rica oportunidade de aprendizado e reflexão sobre as principais inovações e desafios que envolvem o setor farmacêutico. O evento abordou as áreas mais relevantes de atuação, incluindo a Indústria Farmacêutica, Drogarias e Práticas Farmacêuticas, Perícia Farmacêutica, Medicina Legal, Cosmetologia Aplicada, Farmácia com Manipulação, e o uso da Toxina Botulínica na Farmácia Estética. Este encontro de conhecimentos destacou a importância de estar antenado às novas tendências do mercado, promovendo o crescimento pessoal e intelectual dos futuros farmacêuticos.

Um dos destaques do evento foi a palestra de Marco Antonio Jorge de Siqueira, que abordou as principais inovações tecnológicas na Indústria Farmacêutica. Segundo Siqueira, o setor farmacêutico passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos, impulsionada pelas tecnologias de ponta. Ele destacou a chegada da Indústria 4.0 como um divisor de águas, ressaltando como essa transformação digital impacta diretamente a rotina dos futuros profissionais. "A indústria farmacêutica cresceu muito e desenvolveu bastante, graças às novas tecnologias. A Indústria 4.0 é a revolução do momento, e existem muitas dúvidas sobre como realizar validações e controlar medicamentos. Esse é o grande desafio atualmente”, explicou. Ele também frisou que grandes empresas estão investindo bilhões de dólares em inovações de medicamentos, o que resulta em um cenário promissor e cheio de oportunidades para os recém-formados.

A adaptação da indústria à crescente demanda por medicamentos foi outro ponto discutido por Marco Antonio. "As indústrias, tanto no Brasil quanto no exterior, investem pesadamente em inovação. Isso aumentou a expectativa de vida das pessoas, refletindo em um aumento na quantidade de medicamentos disponíveis. Empresas chegam a investir até 10 bilhões de dólares por ano em novos medicamentos", afirmou, destacando o impacto positivo das inovações na saúde da população.

Outro ponto alto da jornada foi a palestra de Andrea de Deus, que tratou das Drogarias e Práticas Farmacêuticas. Andrea abordou como a regulamentação está moldando a atuação dos farmacêuticos nas drogarias, ressaltando a importância de garantir a qualidade dos serviços oferecidos. "A regulamentação está cada vez mais rígida, e isso garante a qualidade dos processos que realizamos. As fiscalizações são constantes, o que aumenta os custos operacionais, mas ao mesmo tempo, assegura que estamos oferecendo serviços comparáveis a laboratórios químicos", destacou. Ela também mencionou que, apesar dos desafios impostos pelas regulamentações, a atualização constante dos profissionais é essencial para acompanhar as normativas que surgem de forma frequente.

Outro tema de grande relevância abordado por Andrea foi a crescente oferta de serviços clínicos nas drogarias. Ela explicou que os farmacêuticos estão cada vez mais atuando em parceria com médicos, oferecendo serviços complementares à saúde da população. "Com as novas permissões, podemos oferecer serviços como a prescrição de anticoncepcionais e o acompanhamento de pacientes com hipertensão, por exemplo. O consultório farmacêutico dentro da farmácia é um espaço de promoção à saúde, onde podemos fazer a diferença na vida dos pacientes, sem competir com os médicos, mas atuando em conjunto para proporcionar mais segurança e agilidade no atendimento", comentou Andrea. Ela também destacou o orgulho que sente pela direção que a profissão está tomando: "A farmácia está se tornando cada vez mais um estabelecimento de saúde, deixando de ser apenas um local de venda de medicamentos".

A XVI Jornada Acadêmica de Farmácia foi um marco para os estudantes, apresentando inovações tecnológicas e desafios práticos que estão transformando a carreira farmacêutica. Eventos como esse reforçam a necessidade de os acadêmicos estarem preparados para um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, onde o conhecimento técnico, o compromisso com a qualidade e a adaptação às novas demandas são essenciais para o sucesso profissional.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FATALIDADE
Mulher morre atingida por raio durante tempestade em MS
Maickon Ramos, dono da Cantina Mato Grosso, morre de infarto aos 36 anos / Redes Sociais LUTO
Morre o empresário dono da Cantina Mato Grosso que foi fundada pelos pais há 39 anos em MS
Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Edital destina R$ 1,5 milhão para projetos de cultura popular em MS, veja o EDITAL
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - SAÚDE DE QUALIDADE
Saúde levada a sério: Em Jateí, final de gestão é marcada por entrega de novos equipamentos
LUTO FÁTIMA DO SUL
Morre em Dourados ex vice prefeito de Fátima do Sul José Adauto do Nascimento

Mais Lidas

Veículos bateram de frente. Foto: Reprodução / WhatsApp redaçãoFORTE ACIDENTE
Forte acidente entre duas picapes deixa vítima fatal no local
Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaTRISTE NOTÍCIA
Mulher morre atropelada por caminhonete, ela retornava do salão e preparava viagem com a família
Foto: Chapadense NewsCASCAVEL GIGANTE
Cascavel gigante é encontrada em cidade de MS e chama atenção
FOTOS: IDESTTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA nas estradas: Mãe e filhos são as vítimas de acidente, criança de 7 anos é uma delas
Maickon Ramos, dono da Cantina Mato Grosso, morre de infarto aos 36 anos / Redes SociaisLUTO
Morre o empresário dono da Cantina Mato Grosso que foi fundada pelos pais há 39 anos em MS