Menu
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
terça, 4 de fevereiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

Xadrez que Liberta: esporte da mente é ferramenta para o futuro de reeducandas em Corumbá

4 Fev 2025 - 08h45Por Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira

Com o objetivo de melhorar o raciocínio lógico, a memória e a concentração de mulheres em privação de liberdade, uma oficina de xadrez é desenvolvida há nove anos no EPFCAJG (Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano), em Corumbá.

Mais do que uma atividade recreativa, o projeto também promove a disciplina, a autoestima e o respeito às regras, transformando a vida das participantes.

O projeto Xadrez que Liberta é resultado de uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da equipe do presídio, o professor de Xadrez Augusto Samaniego e o juiz corregedor da unidade, Idail Toni Filho.

Atualmente, 16 internas integram o projeto e a meta é participarem de um campeonato fora dos muros da prisão, em dezembro, a exemplo do que ocorreu em edição anterior. O treinamento é realizado em duas turmas de oito internas em cada. As aulas são às quartas feiras, das 9h às 11h, e às quintas feiras, das 14h às 16h.

“O jogo de xadrez traz inúmeros benefícios para as internas que estudam na unidade penal, desenvolve o raciocínio lógico, aumenta o nível de concentração e é um excelente suporte pedagógico, já que se relaciona com diversas disciplinas como Matemática, Artes, História e Geografia, além da Ética”, destaca a diretora do presídio, policial penal Lucélia Mendonca Rivero, reforçando que a prática também reflete no bom comportamento das reclusas.

Resultados alcançados

Durante as aulas, as reclusas aprendem técnicas do “esporte da mente” e desenvolvem habilidades que impactam diretamente a solução de problemas e a elaboração de projetos de vida. Os reflexos dessa iniciativa são visíveis tanto na conduta disciplinar dentro da unidade prisional quanto na formação de perspectivas mais positivas para o futuro.

Para a reeducanda Astéria Mamane Encinas, 41 anos, o xadrez é uma forma de compartilhar com as pessoas o tempo, paciência e sabedoria. 

“Me trouxe a oportunidade de testar meus conhecimentos de mim mesmo aprender que não é só um jogo e sim o ensinamento e tranquilidade de que somos capazes de vencer qualquer obstáculo me trouxe paciência, tranquilidade e sabedoria no meu dia a dia”, complementa Daniela Delmondes, 30 anos, outra participante da oficina.

A oportunidade de treinar xadrez também é muito importante para a interna Cibelle Samaniego, 28 anos, pois estimula a autoestima e autoconfiança. “Sentir que somos capazes de algo tão sofisticado que exige tanto autocontrole, paciência e raciocínio lógico nos ensina diariamente que podemos vencer qualquer barreira na sociedade quando pularmos esta etapa da vida em que nos encontramos”, comenta.

De acordo com o instrutor de xadrez no presídio, André Samaniego, o objetivo é estimular a terem raciocínio e concentração, e representa um passatempo, uma forma de ocupação produtiva que as ajuda a enfrentar o dia dia na prisão..

Além do desenvolvimento de quem o pratica, seja na forma de pensar ou no comportamento individual, o projeto de xadrez garante às custodiadas redução de pena, estabelecida por critérios autorizados pelo juiz, conforme a Lei de Execução Penal, e a cada um ano de participação elas recebem dez dias de remição.

Impacto na ressocialização

Além de estimular o desenvolvimento intelectual, a prática também promove a socialização

Iniciativas como o Xadrez que Liberta são exemplos concretos de como o esporte pode desempenhar um papel transformador. Além de estimular o desenvolvimento intelectual, a prática também promove a socialização, contribuindo para um ambiente mais harmonioso dentro do sistema prisional.

"Com os avanços alcançados até aqui, o projeto reforça a importância de iniciativas que valorizem o potencial humano e apostem na educação e no esporte como ferramentas de inclusão e transformação social. Assim como no tabuleiro de xadrez, cada movimento rumo ao futuro importa", finaliza a diretora do presídio.

 

Comunicação Agepen

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
Briga entre casal termina com marido esfaqueado
Homem é agredido e internado com traumatismo craniano
Lesões provocadas pelo ex neste domingo
Ex pisoteou rosto de mulher e jogou terra com fezes na boca dela
Agora: Motociclista envolve-se em acidente com veículo de aplicativo

Mais Lidas

Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento
Plantão
Agora: Ciclista se joga embaixo de carreta e morre em acidente
CRIME - FOTO: CAMPO GRANDE NEWSCRIME
CRIME: Jovem de 22 anos é executado em tabacaria com 30 tiros de pistola 9 mm
Região
Tragédia em Ônibus: Suicídio em meio a abordagem policial choca passageiros
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis