Neste 10 de abril, a nova gestão municipal de Vicentina completa 100 dias desde sua posse em 1 de janeiro (foto em destque). Neste período, o prefeito Cléber Dias da Silva e sua equipe enfrentaram uma série de desafios para garantir o funcionamento da máquina administrativa e os serviços básicos à população. Sem receber a transição administrativa, a nova gestão foi obrigada a, literalmente, “andar no escuro” nos primeiros 10 dias, até conseguir restabelecer parte da normalidade funcional.
Diálogo garante governabilidade e harmonia entre Prefeitura e Câmara em Vicentina
Pagamento da folha do funcionalismo e renegociações de dívidas são desafios nos primeiros 100 dias
Estudante recebe material escolar do prefeito Cléber no primeiro dia de aula
Compromisso com quem trabalha – Vencido a “escuridão administrativa” e as condições adversas na frota rodoviária e demais percalços na estrutura da Prefeitura, a nova diretriz começou a mostrar a que veio. A máquina foi ligada, a Prefeitura foi para a rua e os resultados começaram a aparecer. Mesmo no cenário desafiador, a Secretaria de Finanças conseguiu quitar os salários do funcionalismo municipal dentro do mês trabalhado, a frota começou a andar e as aulas foram iniciadas, inclusive com a entrega de material escolar para os estudantes.
Conviver foi reativado em Vicentina, com reforma do prédio e anúncio de ampliação das atividades
Referência para MS, mães atípicas e população aplaudem abertura do Centro de Apoio à Pessoa Autista em Vicentina
Mais Saúde – À luz da determinação, a equipe de Saúde entrou em campo para colocar Vicentina na era da telemedicina, disponibilizando consultas com especialistas sem sair do município, com paciente e médico interagindo de forma virtual.
Vicentina entrou na era da Telemedicina, garantido consultas com especialistas sem o paciente sair do município
Governador Riedel aplaude Cléber durante assinatura da ordem de serviço para construção de espaço coberto no centro de eventos
Plantão de ambulâncias tem motoristas a disposição para remoções em casos de urgências
Uma nova ambulância foi conquistada e a Prefeitura implantou o sistema de plantão dos seus condutores, com telefones a disposição da população para casos de remoções urgentes de pacientes. É mais atenção e cuidados aos vicentinenses no momento que mais necessitam.
Vicentina mais inclusiva – O olhar pela inclusão focou o funcionamento do centro municipal de atenção à pessoa autista, com a nova gestão estruturando uma equipe multidisciplinar e também criando as condições para o desenvolvimento do trabalho especializado, envolvendo diversos profissionais, de terapia, acompanhamento e apoio. A sensibilidade humana da administração já resplandece em toda a região e o centro de Vicentina já é uma referência para todo o Estado.
Pavilhão coberto no espaço de eventos – Vicentina recebeu a visita do governador do Estado, Eduardo Riedel, que cumprimentou o prefeito Cléber Dias da Silva pela vitória nas urnas e assinou ordem de serviço para novos investimentos no município. Ele estava acompanhado da ministra de Planejamento, Simone Tebet, do senador Nelsinho Trad e da senadora Soraya Tronicke, deputado federal Geraldo Resende e deputados estaduais. Na recepção ao governador no espaço de eventos, Riedel e Cléber assinaram a ordem de serviço para construção de um espaço coberto no local, que vai servir para abrigar a feira livre municipal, praça de alimentação e ainda receber outras atividades.
Lição de compromisso com a Educação – Num esforço concentrado, a Educação fez um mutirão para ensinar, preparando as unidades escolares para o começo do ano letivo. As escolas foram preparadas, a frota de ônibus passou por vistoria e, no primeiro dia de aula, as crianças da Rede Municipal de Ensino receberam material escolar para aprender a ler o mundo. Para garantir o acesso à escola para quem mora na zona rural, intervenções emergenciais foram feitas nas estradas e até uma ponte foi restaurada.
Infraestrutura presente – A Infraestrutura entrou em campo também na cidade e nos distritos, com homens e máquinas participando de mutirões de limpeza para embelezar a cidade e também fazendo um trabalho de prevenção em saúde, principalmente de eliminação de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. O trabalho continua, nas ruas e estradas, com a frota dando apoio ao esforço concentrado, mostrando o senso e a forma coletiva que a nova gestão trabalha.
Homens e máquinas participam de mutirão de limpeza e prevenção contra doenças provocadas por mosquito
Recuperação de ponte entre Vicentina e Caarapó une municípios e beneficia o transporte escolar
Conviver maior e melhor – Na Assistência Social, a reativação do Projeto Conviver foi destaque com a entrega de um prédio reformado e a gestão anunciando inclusive a ampliação das atividades. O compromisso com a valorização da pessoa idosa está sendo cumprido, com acolhimento e a consideração merecida. Como disse o vice-prefeito Eduardo Oncinha na volta do projeto, ao invés do fechamento alardeado, a nova gestão reativou e vai ampliar o Conviver.
Focada na sustentabilidade – Em busca de uma Vicentina mais verde e sustentável, a Secretaria de Meio Ambiente está trabalhando para estabelecer uma política permanente de preservação ambiental. O município já trabalha para ter seu próprio viveiro de mudas, enquanto parcerias externas garantem o fornecimento de árvores para plantio na cidade. A educação ambiental é outra prioridade, visando criar uma consciência para a conservação.
Pequeno valorizado – O Desenvolvimento Agrário se movimenta para dar suporte aos pequenos produtores da agricultura familiar. O município também caminha para ter seu Serviço de Inspeção Municipal (SIM), dando novas perspectivas para quem quer produzir embutidos e outros produtos com o selo de aprovação sanitária. É mais renda e oportunidades de trabalho para melhoria da qualidade de vida.
Reconhecimento à história – A participação da colônia japonesa no desenvolvimento de Vicentina será eternizada pela nova gestão municipal de Vicentina. Um memorial será erguido para reverenciar os japoneses e seus descendentes da Colônia Matsubara, que chegaram ao solo vicentinense em 1955, ainda no século passado.
Tempo de paz e de diálogo – Com uma relação de transparência e respeito com a Câmara, a gestão normalizou os repasses constitucionais à Casa de Leis. O diálogo constante com vereadores e vereadoras é outra marca da gestão, que estabeleceu um tempo de paz política com foco na entrega de resultados para a população. A harmonia entre os poderes é uma realidade que traz benefícios para os vicentinenses do campo e da cidade.
Leis reduzem custos e incentivam produção – As primeiras leis elaboradas pelo Poder Executivo e enviadas para a Câmara foram para reduzir as próprias despesas da Prefeitura, outra que incentiva a produção e uma que facilita a vida dos vicentinenses que querem ficar legal com suas obrigações financeiras e tributárias com o município.
Em uma lei, as diárias do prefeito, vice, secretariado municipal e demais servidores tiveram as diárias para dentro e fora do Estado reduzidas em cerca de 35%. Outra lei concede incentivo fiscais para o setor de silagem, para atrair mais investimentos e gerar mais empregos ao município, sendo que a terceira lei foi a que criou o Programa de Refinanciamento de Débitos Fiscais (REFIS), que concede até 100% de desconto em juros e multas para pessoas e empresas com dívidas municipais.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Deputados debatem prestação de contas feita pela Cassems em 2024

Prefeitura faz acordo com Sanesul e honra dívida herdada de água tratada de R$ 367 mil em Vicentina

Nesta terça-feira deputados analisam 04 propostas, confira todas e como assistir pela TV ALEMS

Divulgado resultado final do MS Supera; 39% dos convocados são indígenas

Na WTM Latin America, Mato Grosso do Sul lança os festivais América do Sul e de Inverno de Bonito
Mais Lidas

O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma

Bebê morta estava com costela quebrada, mordida no braço e ferimento no rosto, diz vizinha

Morre segunda vítima de acidente na BR-267, em Nova Alvorada do Sul

Rapaz é assassinado com cinco tiros pelo cunhado
