Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 21 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Mato Grosso do Sul

Semana Pra Dança começa com muitos espetáculos, coreografias e oficinas em Campo Grande

1 Out 2024 - 08h08Por nrodrigues / Agência de Notícias MS

A Semana Pra Dança começou ontem (30) à noite com a abertura oficial no teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), seguido da companhia convidada Cia de Dança do Pantanal (Corumbá-MS), que apresentou o espetáculo 'Janela do Dia'. O evento foi acessível em libras.

Até 6 de outubro, o evento terá uma ampla programação, com 16 espetáculos, 57 coreografias, 12 oficinas, 11 ações de mediação artística e festa, será possível dançar, aprender e apreciar dança em escolas, no teatro Aracy Balabanian, no Armazém Cultural, na praça Ary Coelho e no shopping Norte Sul Plaza.

A realização é do Colegiado Estadual de Dança de MS e da Associação Arado Cultural, com investimento da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Programação para apreciar dança pela capital

1° de outubro (terça-feira): às 19 horas, a Oficina de dança de Corumbá apresenta o espetáculo ´Comitiva Esperança´, no Armazém Cultural. Depois, às 20h30, a Ginga Cia de Dança leva ao palco do teatro Aracy Balabanian (no CCJOG), o espetáculo ´Rompendo Silêncios´, uma obra com dramaturgia e recriação coreográfica de Vanessa Macedo, sendo uma releitura do trabalho Silêncio Branco que teve como mote a violência contra a mulher.

A convite da Ginga Cia de Dança, essa nova versão é uma tentativa de observar a questão para além das certezas que se evidenciam no nosso cotidiano. O espetáculo tem classificação indicativa para maiores de 14 anos. 

2 de outubro (quarta-feira): às 10 horas, a Cia Dançurbana apresenta o espetáculo ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´, para alunos da Escola Municipal Iracema Maria Vicente. Já de noite, às 19 horas, a Isa Yasmin Cia de Dança encena ´Encontro de Tribos´, no Armazém Cultural.

Este espetáculo conta a história de mulheres que se encontravam nos Souks (Mercados à céu aberto), onde caravanas, tribos se encontravam para trocar mercadorias, vender e também descansar da longa jornada.

E, às 20h30, o Grupo de Dança Afro NegraÔ (ES) apresenta o espetáculo ´Abebé – O reflexo do corpo preto nos trinta anos do Grupo de Dança Afro NegraÔ´, no teatro Aracy Balabanian (no CCJOG). Neste espetáculo Negraô olha para o abebé de Oxum, como um instrumento de poder, ligado aos aspectos da fertilidade, e de construção de corporeidades coletivas que apontam para um trajeto que percorre, rememorando a sabedoria ancestral preta.

3 de outubro (quinta-feira): às 10 horas, Irineu Junior encena 'Das coisas não ditas', para alunos da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva. De tarde, às 15h30, Isadora Pantarotto, Isabela Pantarotto e Laís Ferreira apresentam o espetáculo 'En(casulo)', na Escola Estadual João Carlos Flores.

De noite, às 19 horas, a Cia Duo Due (PR) encena o espetáculo 'Frequências Dimensionais', no Armazém Cultural. ´Frequências Dimensionais´ convida o público a uma exploração audaciosa de si, do espaço, tempo e da consciência.

No palco, uma bailarina se entrega à uma dança atenta, espiralada, presente e em diálogo com a música, dançando entre as dimensões físicas e metafísicas. Acompanhando a intérprete Ana Poltronieri, o músico Adilson Filho, embarca em uma jornada sonora igualmente improvisada.

E, às 20h30, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges, apresentam 'Procedimento #6', no teatro Aracy Balabanian (no CCJOG). O espetáculo engloba dança, tecnologia e experimentação e tem rodado o Brasil no circuito do departamento nacional do Sesc, Palco Giratório 2024.

Semana Pra Danca 1 e1727730969864 768x505

4 de outubro (sexta-feira): às 09h30, a Escola Municipal Antonio José Paniago será palco de uma mostra de coreografias para os estudantes e o público em geral. A mostra trará mais de 10 coreografias de artistas e grupos.

Depois, a programação segue na praça Ary Coelho: às 17 horas uma mostra com apresentações de três coreografias. Em seguida, às 17h15, Leonardo Lopes e Maria Fernanda Figueiró encenam a obra 'El Alma se embarga por lo mucho que sabe'.

Já de noite, também no dia 04, às 19 horas, a Cia Shakti Fusion apresenta 'Elementos', no Armazém Cultural e, às 20h30, a Cia Jovem de Dança de Jundiaí (SP) leva ao palco do Aracy Balabanian (no CCJOG) os espetáculos 'Hu.Ga', 'Mulher Jovem com os Olhos Fechados, c.1890' e 'Dança pra Lua'. A

Cia Jovem de Dança de Jundiaí é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que foi retomado em 2018 a fim de ampliar a oferta cultural nos eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura, além de valorizar a produção e o trabalho artístico no segmento da Dança. Desde então, sob a direção artística de Alex Soares, a companhia já apresentou diversas coreografias presentes em seu repertório.

5 de outubro (sábado): às 16 horas o shopping Norte Sul recebe uma mostra com dezenas de coreografias. De noite, às 19 horas, a Luminis Cia de Dança apresenta o espetáculo 'Términus' (para maiores de 14 anos) no teatro Aracy Balabanian (no CCJOG). 'Términus' transforma vivências pessoais em uma narrativa coreográfica rica e emotiva, explorando encontros e desencontros de um grupo de personagens.

Depois a programação segue para o Armazém Cultural: às 20h30, o Casa 4 (BA) encena 'Me Brega, Baile!' (para maiores de 16 anos), um mergulho no universo dos bailes de dança de salão. E, às 21 horas, começa a festa 'Todo Mundo Dança' com Dj Ladyafro e performers comandando a pista. E para quem quiser continuar dançando o 'After' será no Vexame Bar Alternativo.

6 de outubro (domingo): às 16 horas a Semana pra Dança realiza uma mostra com mais de 20 coreografias no Armazém Cultural. A programação do evento será encerrada às 20h30, com a Clarin Cia de Dança (RJ e SP) apresentando o espetáculo 'Ou 9 ou 80' (para maiores de 12 anos).

Este espetáculo utiliza o passinho e funk, para narrar dois trágicos acontecimentos: as 9 mortes em Paraisópolis (SP) e os 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe (RJ). Essa linha de ações, sela a parceria entre RJ e SP, levando ao palco as vidas dos dançarinos das periferias dessas cidades.

Serviço

 

A Semana pra Dança 2024 acontece de 30 de setembro até 06 de outubro em vários pontos de Campo Grande - MS. A programação completa de oficinas, espetáculos, coreografias e festa pode ser conferida neste link. Os ingressos para os espetáculos serão liberados sempre 30 minutos antes de cada apresentação.

A realização é do Colegiado Estadual de Dança de MS e da Associação Arado Cultural, com investimento da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Acompanhe a programação diária pelo Instagram da Arado Cultural e da Semana pra Dança.

Comunicação Setesc
Fotos: Vaca Azul

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Edital destina R$ 1,5 milhão para projetos de cultura popular em MS, veja o EDITAL
Motociclista morta atropelada em Dourados era mãe de 3 filhos e preparava viagem com família
Serviços digitais do Detran-MS ficam disponíveis 24 horas nos recessos de Natal e Ano Novo
Escolas da Rede Estadual de Ensino terão recesso coletivo na última semana de 2024
Fim de semana terá tempo instável, com previsão de chuva no Estado

Mais Lidas

Veículos bateram de frente. Foto: Reprodução / WhatsApp redaçãoFORTE ACIDENTE
Forte acidente entre duas picapes deixa vítima fatal no local
Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaTRISTE NOTÍCIA
Mulher morre atropelada por caminhonete, ela retornava do salão e preparava viagem com a família
Foto: Chapadense NewsCASCAVEL GIGANTE
Cascavel gigante é encontrada em cidade de MS e chama atenção
FOTOS: IDESTTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA nas estradas: Mãe e filhos são as vítimas de acidente, criança de 7 anos é uma delas
Maickon Ramos, dono da Cantina Mato Grosso, morre de infarto aos 36 anos / Redes SociaisLUTO
Morre o empresário dono da Cantina Mato Grosso que foi fundada pelos pais há 39 anos em MS