Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 14 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Saúde

Saúde na fronteira Brasil-Paraguai é tema de livro lançado por pesquisadores, com apoio da Fundect

14 Nov 2024 - 08h52Por nrodrigues

As práticas de cuidado e educação em saúde na região de fronteira são temas do livro 'Saúde na fronteira Brasil-Paraguai: territorialidades e intersetorialidades nas estratégias de cuidado e educação em saúde', organizado pela professora e pesquisadora Luciane Pinho de Almeida, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

 

A publicação apresenta os resultados da pesquisa 'Rede intersetorial de políticas públicas: saúde, saberes e diversidades no município fronteiriço de Porto Murtinho/MS', que recebeu fomento da Fundect através da Chamada nº 08/2020 - PPSUS.

 

Nos últimos anos, a fronteira Brasil – Paraguai, em especial a região de Porto Murtinho, vem ganhando protagonismo devido à implantação do Corredor Rodoviário Bioceânico que atravessa Mato Grosso do Sul, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. A ponte binacional em construção, ligando o município a Carmelo Peralta, no Paraguai, já é um marco para a rota e impacta a vida da população dos dois lados da fronteira.

 

“Este livro vem contribuir com a Epidemiologia na fronteira Brasil – Paraguai ao abordar temas relevantes para a saúde da população ali residente. Além de apontar problemas existentes no setor saúde, educação e assistência social, traz a reflexão sobre as dificuldades que poderão vir - e virão - com a construção da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Provavelmente, essas consequências já estejam acontecendo e foram apontadas por esta pesquisa tão rica nos seus resultados”, ressalta a organizadora no prefácio.

O estudo reuniu pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento vinculados a quatro Instituições de Ensino Superior: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Luciane de Almeida (terceira da esquerda para a direita) apresenta o livro com parte do grupo de pesquisadores.[/caption]

 

Luciane Pinho de Almeida destaca que a equipe, formada por 12 pesquisadores, fez um estudo participativo e qualitativo, ouvindo os trabalhadores (as) que atuam no dia-a-dia das políticas de saúde, educação e assistência social, o que o diferencia de pesquisas mais tradicionais.

 

As principais questões levantadas como saúde pública, saúde mental, saúde da mulher, dos trabalhadores e o diálogo com saberes e comunidades tradicionais foram amplamente discutidas para buscar respostas às demandas sociais.

 “A publicação vem contribuir sensivelmente para uma discussão sobre a fronteira Brasil - Paraguai, procurando discutir suas particularidades com vistas a colaborar com os gestores públicos na construção e efetivação de políticas públicas intersetoriais e de educação em saúde. Porto Murtinho pode assim ser fonte de inspiração para outros municípios fronteiriços, na medida em que a discussão se amplie numa vertente de articulação e efetivação de políticas públicas transfronteiriças ", reforça a pesquisadora.

 

Clique aqui para baixar a versão digital do livro.

 

Comunicação Fundect

 

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

'Motorista estava bêbado', revela esposa de motociclista acidentado no Santa Emília
Carreta da Saúde atende servidores da segurança de Dourados de 19 a 21 de novembro
Saúde Bucal em Mato Grosso do Sul recebe prêmio nacional por desempenho e inovação
VEREADOR LAURINDO BARBA - PSDB CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba cobra por médico para atendimento da população do distrito de Culturama
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega centro de nefrologia e obra de infraestrutura urbana em Naviraí

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOVEM CHUVA AÍ...!!!
Fátima do Sul e mais 40 cidades em alerta para chuva intensa e vendaval, confira na previsão
FOTO: REDES SOCIAISTRAGÉDIA
TRAGÉDIA: Mulher que morreu afogada ao tentar salvar sobrinho já o criava após sua irmã falecer
Eduardo Riedel, durante coletiva no receptivo do Parque do Prosa (Foto: Saul Schramm)AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Riedel visita maior plantio de laranjas do Brasil em Mato Grosso do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Jorge Mercado não abre na sexta de FERIADO, confira OFERTAS desta quarta e quinta em Fátima do Sul
Gabriela tem apenas 13 anos / Repórter TopPolicial
Adolescente segue desaparecida e família mantém apelo