Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 15 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Educação

Sala adaptada garante acolhimento e inclusão, somando mais de 1,7 mil de identidades com símbolo do

10 Abr 2025 - 08h29Por nrodrigues

Desde dezembro de 2024, quem passa pelo Posto de Identificação do Pátio Central, em Campo Grande, encontra mais do que um serviço público: encontra respeito. Com a ativação da sala 'Posto Amigo do Autista', pessoas com TEA (transtorno do espectro autista) e outras condições sensoriais passaram a contar com um ambiente adaptado e acolhedor durante a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A iniciativa foi idealizada pela perita papiloscopista Maira Cappi, que recebeu o XVIII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública em novembro de 2023, após apresentar um projeto voltado ao atendimento mais humanizado e eficiente para pessoas neurodivergentes. A proposta surgiu a partir de vivências da servidora, incluindo a participação em um seminário promovido pelo Corpo de Bombeiros em 2022, onde teve contato direto com os desafios enfrentados por pessoas autistas em serviços públicos.

"Essa sala foi pensada para facilitar a rotina de quem enfrenta barreiras sensoriais. Tudo era muito difícil, especialmente por causa da luz intensa, dos sons e do toque. O posto, por estar dentro de um shopping, tem um nível de ruído que acabava desregulando muitas crianças. Foi naquele seminário que percebi como nossas práticas estavam desatualizadas e comecei a buscar formas de tornar esse espaço mais acessível, acolhedor e eficiente", relata Maira.

A ideia contou com o apoio da deputada estadual Mara Caseiro, autora da indicação parlamentar, e foi incluída no contrato de gestão entre a Polícia Científica e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), com investimento estadual de R$ 82 mil para tornar o projeto realidade.

Para o coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva, e o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Científica, Daniel Freitas, a iniciativa representa um avanço importante e tem potencial para ser levada a outras cidades. "Estamos promovendo inclusão com responsabilidade e sensibilidade. Apoiamos ações como essa porque acreditamos em uma Polícia Científica cada vez mais acessível, humana e preparada para atender todos os cidadãos", afirmou o coordenador-geral.

Além da criação da sala, o projeto exigiu a reestruturação completa do posto. A unidade passou de 125 m² para 180 m², com locação de espaço adicional, revisão do fluxo interno e a construção do novo ambiente de 15 m², equipado com isolamento acústico, iluminação suave, ar-condicionado e brinquedos sensoriais.

Quem vivenciou essa transformação foi Luciene Ribeiro, mãe de Daniel, de 11 anos. Em uma tentativa anterior de fazer o documento, a família precisou interromper o atendimento por conta da sobrecarga sensorial. "Quando eu ia a alguns lugares, tinha que apresentar só a certidão de nascimento, porque ele não suportava o ambiente", contou.

Na nova estrutura, tudo foi diferente. "Dessa vez, ele se sentiu muito à vontade durante o atendimento. Vocês estão de parabéns. E mais do que uma sala adequada, percebo que aqui realmente é um posto amigo do autista, com atendimento preparado e qualificado", afirmou Luciene, emocionada.

A adesão crescente ao novo modelo mostra a importância de ambientes preparados. Desde o início da emissão da nova CIN em Mato Grosso do Sul, em janeiro de 2024, o Estado já contabiliza 1.721 documentos com o símbolo do TEA.

Maria Ester Rossoni, Comunicação Polícia Científica

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS - FOTO: ASSESSORIA UNIGRAN DOURADOS
UNIGRAN lidera rankings estaduais e reafirma excelência acadêmica com nota máxima no MEC
Foto: Felipe Queiroz/UEMS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Divulgado resultado final do MS Supera; 39% dos convocados são indígenas
Banheiro de escola pública tem 'cocô nas paredes' no Caiobá
Inscrições para Curso de Teatro em Cena do Nuac começam na próxima segunda-feira
Fotos: Saul Schramm/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS reforça apoio à Educação Especial com convênios e ações estratégicas junto ao terceiro setor

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISTRAGÉDIA NA FAMÍLIA
Rapaz é assassinado com cinco tiros pelo cunhado
Região
Tragédia na BR-267: Criança morre em grave acidente entre carro e caminhão em Nova Alvorada
PLANTÃO
Moradores do Jardim Eliane, enfrentam alagamentos e pedem solução em Fátima do Sul
Culturama de Luto
A família Gomes comunica, com profundo pesar, o falecimento do senhor Sebastião Gomes (Lola)
AGENDÃO FIM DE SEMANA
De HOJE até domingo veja a programação da Expogrande e RODEIO e SHOWS na Expoad em DEODÁPOLIS