Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 11 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Programas da segurança pública de MS conquistam três premiações pelo Consórcio Brasil Central

11 Dez 2024 - 15h04Por Assessoria de Comunicação Sejusp MS

O Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública 2024, realizado pelo Consórcio Brasil Central reconheceu três iniciativas da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul como as melhores do estado, ocupando os primeiros lugares na categoria “Vencedores por ente consorciado: o impacto das boas práticas”. Essa categoria destaca projetos inovadores que demonstram a originalidade, dedicação e excelência dos servidores públicos da região.

1º Lugar: Expedição de Educação Ambiental no Pantanal

Expedição de Educação Ambiental está em sua 9ª edição é uma iniciativa do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

O projeto leva educação ambiental às comunidades ribeirinhas do Pantanal, percorrendo mais de 700 km pelo Rio Paraguai. Além disso, promove atendimentos sociais em parceria com diversas instituições, como a ACAIA PANTANAL, IASB, ECOA, IHP, SOS Pantanal, Prefeitura de Corumbá, Secretaria de Educação do Governo do Estado, Ministério Público do Trabalho, Grupamento de Policiamento Aéreo/PMMS, Projeto Florestinha – BPMA e Chalana Esperança.

Em 2024, a expedição alcançou resultados expressivos, fortalecendo a consciência ambiental e ampliando a assistência social na região. A iniciativa foi inscrita no prêmio pelo Major Diego da Silva Ferreira Rosa (idealizador), a cabo Kennia Bethânia de Moura Oliveira e o capitão PM Valente.

2º Lugar: Programa Mulher Segura Indígena

O Programa Mulher Segura Indígena, implementado pelo 3º Batalhão da Polícia Militar, é um marco no policiamento humanizado e de proximidade em comunidades indígenas.

Desde 2023, o programa atua nas aldeias Jaguapiru e Bororó, localizadas em Dourados e Itaporã. O objetivo é combater a violência de gênero e promover a segurança das mulheres indígenas.

A iniciativa tem sido amplamente elogiada pela criação de laços de confiança entre as comunidades e as forças policiais, além de oferecer um modelo integrado e eficaz para enfrentamento da violência. O projeto foi inscrito no prêmio pelo Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Samuel Castilho de Aragão, pelo Comandante da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Nelson Vieira Tolotti e pela Coordenadora Estadual do Programa Mulher Segura, 2° tenente Denise Martins Castro Rosa.

3º Lugar: Guardiões da Inocência – Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual Infantil

Liderado pela Capitã da PM Bruna Carla, o projeto Guardiões da Inocência foi lançado em maio de 2024, no município de Bonito. A iniciativa promove palestras educativas em escolas para conscientizar crianças e adolescentes sobre prevenção ao abuso sexual infantil.

O projeto já realizou atividades em Bonito, no distrito de Águas do Miranda, no Assentamento Guaicurus e em Bodoquena, abrangendo também localidades da Rota Bioceânica. A abordagem tem alcançado sucesso ao fortalecer a proteção infantil na região.

A premiação

O Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública reconhece projetos inovadores e impactantes desenvolvidos por servidores públicos das unidades federativas que compõem o Consórcio Brasil Central — Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

A edição de 2024 recebeu 174 inscrições, consolidando-se como a maior desde sua criação em 2019. Além de prêmios em dinheiro e certificados, os vencedores participarão de uma cerimônia oficial prevista para o primeiro trimestre de 2025.

Assessoria de Comunicação Sejusp MS

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

FOTO: RIO BRILHANTE EM TEMPO REAL DESAPARECIDA
Alguém viu a Ana Júlia?, mãe pede ajuda para encontrar a filha de 13 anos que está desaparecida
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Planejamento e atuação eficiente garantem proteção do bioma Pantanal durante todo o ano
Tecnologia e trabalho integrado contribuem para aumento de 30% na apreensão de drogas em MS
PLANTÃO POLICIAL - CASO DE POLÍCIA
Mulher tem o pulmão perfurado após ser esfaqueada pela namorada
Itaporã News
Carreta tomba próximo à cooperativa C-Vale na saída para Montese em Itaporã durante chuva intensa

Mais Lidas

ACIFAS - FOTO: LIVEFÁTIMA DO SUL - 10 GANHADORES
Confira os 10 ganhadores de R$ 500 reais do 1° sorteio Magia de Natal ACIFAS em Fátima do Sul
Gratidão a todos
Valdeci Soares da Silva foi encontrado; família agradece apoio da comunidade e internautas
Josimar tinha 37 anosInterior
Homem é encontrado morto em carro com corte no pescoço
Desaparecido
Homem desaparece após festa em Culturama; família está em busca de informações
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Otoniel Menezes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento