Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 14 de abril de 2025
JATEÍ ABRIL
Busca
Busca
Saúde

Programa MS Saúde celebra mais de 200 cirurgias corretivas para fissura labiopalatina

11 Abr 2025 - 08h08Por Kamilla Nunes Ratier Camacho

Um sorriso, gesto universal de acolhimento e conexão, ganha um novo significado para 109 pessoas em Mato Grosso do Sul. O programa MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila, em parceria com a Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais) e a Maternidade Cândido Mariano, celebra o sucesso de cirurgias corretivas para fissura labiopalatina, popularmente conhecida como ‘lábio leporino’.

A iniciativa executada pelo Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), atende pacientes, em sua maioria crianças e bebês, que agora têm seus sorrisos transformados. O MS Saúde que tem o objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, já realizou até o dia 30 de março 212 cirurgias corretivas e está com 110 pacientes aptos dentro da programação cirúrgica para realizar o procedimento. As cirurgias são realizadas por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, referência nacional no tratamento de deformidades craniofaciais.

O MS Saúde já realizou até o dia 30 de março, 212 cirurgias corretivas e está com 110 pacientes aptos dentro da programação cirúrgica.

A fissura labiopalatina, uma má-formação congênita que afeta o lábio e/ou o palato, impõe desafios significativos desde o nascimento, impactando a alimentação, respiração, desenvolvimento da fala e audição, além de gerar problemas dentários e faciais. Além dos infortúnios de saúde, o pior são as consequências sociais e emocionais, a exemplo do bullying. O tratamento cirúrgico é fundamental para corrigir a deformidade e melhorar a qualidade de vida do paciente.

A Superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, enfatizou a importância da parceria entre as instituições que hoje proporciona o atendimento destes pacientes aqui no Estado. “A Funcraf possui uma equipe multidisciplinar especializada na reabilitação de pacientes com fissura labiopalatina. No entanto, os procedimentos cirúrgicos não eram realizados em Mato Grosso do Sul, sendo encaminhados para São Paulo, referência nacional nesse tipo de tratamento. Com a regionalização dos procedimentos reduz o tempo de espera na fila, facilita o acompanhamento dos pacientes e elimina os custos com viagens e hospedagem, além de fortalecer a rede de saúde estadual, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade cirúrgica do Estado”, afirma.

 

Um Recomeço para Muitas Famílias

O MS Saúde vem fazendo cada vez mais parte das famílias sul-mato-grossenses. Histórias de mães, como a da cuidadora de idosos, Lucy Gomes, ilustram o impacto transformador da iniciativa proporcionada pelo programa.

Lucy Gomes enfrenta um duplo desafio. Mãe de Ângelo Gabriel (8 anos) e Maria Vitória (6 anos), ambos nascidos com fissura labiopalatina, compartilhou seu alívio. “É maravilhoso ver meus filhos sorrindo, saudáveis e felizes. Quando o Ângelo Gabriel nasceu eu não conhecia essa má-formação, então foi um grande susto na família porque ninguém tinha experiência em lidar com a situação. Na época foi desesperador pois esses procedimentos não eram feitos aqui no Estado e as primeiras cirurgias dos meus filhos foram feitas em João Pessoa (PB). A Funcraf abraçou nossa causa e me apoiou em tudo, nos primeiros cuidados, na alimentação do Ângelo Gabriel e depois com a Maria Vitória eu já tinha mais experiência, mas sempre recebendo o suporte da Funcraf e Secretaria de Saúde,” comemora Lucy Gomes.

Lucy expressa sua confiança no suporte contínuo oferecido pelas instituições. Ela acredita que esse suporte é fundamental para o desenvolvimento e o sucesso do tratamento dos filhos, destacando a importância de contar com uma rede de apoio sólida. “Tenho plena confiança no amparo que o MS Saúde e a Funcraf nos oferecem. Desde o momento em que saí do hospital sem saber como cuidar de uma criança com fissura e fui encaminhada para cá, encontrei todo o suporte necessário. O MS Saúde realmente nos proporciona toda uma rede de cuidados, do primeiro atendimento, passando pela cirurgia e pós-operatório, até a fase de adaptação”.

A gratidão de Lucy se estende ao atendimento recebido pela sua família tanto em Campo Grande quanto em sua cidade natal, Pedro Gomes. “Somos muito gratos pelo auxílio do MS Saúde, tanto aqui em Campo Grande quanto em nossa cidade, Pedro Gomes. O serviço tem sido maravilhoso. Além de auxiliar meus filhos, minha mãe também passou por uma cirurgia de aplicação no olho há duas semanas, devido a um descolamento de retina. Essa cirurgia essencial foi viabilizada pelo MS Saúde”, completa Lucy.

A fissura palatina é uma má-formação congênita que ocorre durante o desenvolvimento do embrião. É caracterizada por uma abertura vertical no céu da boca, no lábio superior e na base do nariz, normalmente em um lado do rosto. O diagnóstico das fendas labiopalatinas pode ser feito por ultrassonografia a partir da 14ª semana de gestação. No entanto, grande parte dos diagnósticos é realizada após o parto.

 

Atendimento Contínuo e Referência Nacional

Dados da ONU apontam que um em cada 700 bebês nasce com lábio leporino, e muitos não têm acesso ao tratamento adequado na idade adulta. O Governo de Mato Grosso do Sul, através da SES, reafirma o compromisso de investir em programas que garantam o acesso a serviços de saúde de qualidade. A meta é ampliar o atendimento a pacientes com fissura labiopalatina e outras deformidades craniofaciais.

“Assim que a segunda fase do projeto MS Saúde for concluída, as cirurgias para anomalias crânio bucomaxilofaciais se tornarão rotina no Estado, em conjunto com a Maternidade Cândido Mariano e a Funcraf. A partir de maio, o atendimento será permanente”, anunciou Maria Angélica Benetasso.

De acordo com a Superintendente de Gestão Estratégica da SES, a expectativa é que Mato Grosso do Sul se torne referência nacional na realização de cirurgias para tratamento de fissura labiopalatina, atendendo não apenas os pacientes do Estado, mas também de outras regiões do país.

Helton Davis, comunicação SES

Foto Capa: Divulgação Gov

Fotos internas: Helton Davis e Divulgação Gov

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - AÇÕES DA SAÚDE
Você é hipertenso ou diabético?, Saúde fará ações em São José e Vila Rica, veja as datas e horários
SAÚDE MS
Mais acesso, mais autonomia: Governo fortalece distribuição gratuita de contraceptivos de duração
O menino foi ejetado do veículo e morreu no local - Foto: Alvorada Informa TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
IDENTIFICADO menino que morreu em acidente, ele tinha 11 anos
LUTO FÁTIMA DO SUL
Muita tristeza na despedida da dona Zélia, mãe da Maria Martins de Fátima do Sul
Leticia Fonseca do Nascimento, de 25 anos, morreu na hora Foto: Alvorada Informa / Montagem: Vinícius Santos TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Identificada a jovem de 25 anos que morreu em grave acidente

Mais Lidas

Leticia Fonseca do Nascimento, de 25 anos, morreu na hora Foto: Alvorada Informa / Montagem: Vinícius SantosTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Identificada a jovem de 25 anos que morreu em grave acidente
PLANTÃO
Moradores do Jardim Eliane, enfrentam alagamentos e pedem solução em Fátima do Sul
AGENDÃO FIM DE SEMANA
De HOJE até domingo veja a programação da Expogrande e RODEIO e SHOWS na Expoad em DEODÁPOLIS
FOTO: REDES SOCIAISTRAGÉDIA NA FAMÍLIA
Rapaz é assassinado com cinco tiros pelo cunhado
Evento
Começa hoje a 26ª EXPOAD em Deodápolis com show de João Bosco e Vinícius