Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 25 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

Onça-pintada é capturada pela PMA e será atendida no centro de reabilitação

24 Abr 2025 - 09h21Por Natalia Yahn

A força-tarefa da PMA (Polícia Militar Ambiental) capturou, na madrugada desta quinta-feira (24), a onça-pintada que atacou e matou o caseiro Jorge Ávalo, 60 anos, próximo ao pesqueiro Touro Morto, no Pantanal.

O caso aconteceu na segunda-feira (21) e o animal, um macho, foi capturado com o apoio de um especialista em animais de grande porte e guias locais. O animal é monitorado – temperatura e frequência cardíaca –, e será levado para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. “Vamos avaliar e tentar entender o que aconteceu”, disse o pesquisador Gediendson Araújo, que participou da captura da onça.

Na quarta-feira (23), durante coletiva de imprensa o secretário-executivo da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, explicou que ataques de onças, como o que ocorreu, são extremamente incomuns na região. “Estamos diante de um caso muito atípico. Esse não é um comportamento habitual da espécie. A captura do animal é essencial para entendermos o que motivou essa atitude e para que possamos estudar seu comportamento com mais precisão”, afirmou Falcette.

As câmeras de segurança instaladas na sede da fazenda onde o ataque ocorre, além de vídeos e fotos que registram a rotina dos animais nas proximidades da sede, foram encaminhadas para perícia. O material pode ajudar a esclarecer o comportamento da onça-pintada e fornecer pistas sobre os momentos que antecederam o ataque.

“Uma das poucas certezas até o momento é a de que havia oferta de alimento, conhecido como ceva, para atrair animais silvestres no local. A prática, além de configurar crime ambiental, é extremamente perigosa, pois pode provocar alterações no comportamento natural dos animais”, disse o coronel José Carlos Rodrigues, comandante da PMA.

 

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Fotos: Reprodução PMA

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Policial
Carro fura bloqueio da polícia, na tentativa fuga suspeito foge pelo milharal em Vicentina-MS
MS reforça compromisso com a valorização da docência e a recomposição das aprendizagens no Ensino Mé
Itens da cesta básica variam até 181% em supermercados de Campo Grande
Boletim Epidemiológico: MS registra 3.641 casos confirmados de dengue
Danúbia Burema, Comunicação SES
MS inicia projeto piloto de Yogaterapia no SUS com destaque internacional

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOCONCURSOS E SELEÇÕES EM MS
Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede do Elessandro Pereira, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento
Policial
Carro fura bloqueio da polícia, na tentativa fuga suspeito foge pelo milharal em Vicentina-MS
Jorge e a onça tomando um café, em imagem ilustrativa gerada por IA para complementar o poemaRegião
'Homem, este chão me pertence': ataque de onça a caseiro vira poesia e gera comoção
FOTO: ARQUIVO DA FAMÍLIAFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do Vilmar Faleiros, família informa sobre velório e sepultamento